Questões de Concurso
Filtrar
74 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Com base na charge e no texto, assinale a alternativa CORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção. Nesse sentido, a atividade psicopedagógica tem como objetivos, os relacionados a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Analise o seguinte Projeto.
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)
Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)
Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
Disciplina:
Pedagogia
A interdisciplinaridade e a contextualização exercem papéis importantes no processo de ensino-aprendizagem. Considerando esse contexto, relacione a coluna B de acordo com a coluna A.
COLUNA A
I. Interdisciplinaridade. II. Contextualização.
COLUNA B
( ) Ressignifica os conteúdos estruturados presentes no currículo escolar, agregando a eles um novo significado, mais permanente, que é fruto da soma do conhecimento da própria vivência do aluno.
( ) Apresenta de maneira inter-relacionada ou interligada de diferentes áreas do conhecimento, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa.
( ) Facilita a aplicação e a relação dos conhecimentos escolares na compreensão das experiências pessoais, bem como facilita o processo de construção dos conhecimentos abstratos na escola.
( ) Pressupõe que cada conhecimento dialoga permanentemente com outros conhecimentos, sendo que este diálogo pode se estabelecer das mais diversas maneiras.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
COLUNA A
I. Interdisciplinaridade. II. Contextualização.
COLUNA B
( ) Ressignifica os conteúdos estruturados presentes no currículo escolar, agregando a eles um novo significado, mais permanente, que é fruto da soma do conhecimento da própria vivência do aluno.
( ) Apresenta de maneira inter-relacionada ou interligada de diferentes áreas do conhecimento, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa.
( ) Facilita a aplicação e a relação dos conhecimentos escolares na compreensão das experiências pessoais, bem como facilita o processo de construção dos conhecimentos abstratos na escola.
( ) Pressupõe que cada conhecimento dialoga permanentemente com outros conhecimentos, sendo que este diálogo pode se estabelecer das mais diversas maneiras.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Pedagogia
Leia o plano de aula a seguir:
TEMA: Preconceito
ANO: 2º OBJETIVOS: construir novos valores, refletir sobre o preconceito e contribuir com atitudes para sua extinção, respeitar diferenças, ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação, trabalhar coletivamente em harmonia e colaboração, fortalecer laços familiares e estimular a participação da família na escola. COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Matemática e Geografia – as diferenças, o preconceito e a exploração do ambiente. Língua Portuguesa – roda de história e conversa sobre “Romeu e Julieta”, diferenças e preconceito. Arte – confecção de cartazes, painel e convites. CRONOGRAMA: 06 aulas METODOLOGIA: realizar a leitura da história e fazer uma roda de conversa sobre preconceito em relação às diferenças. Vendar os olhos dos alunos e permitir que que manuseiem objetos com diferentes texturas, promovendo o diálogo sobre as diferenças encontradas ali e no mundo. Em seguida, sair pelo pátio à procura de diferentes texturas para realizar os cartazes. Após, realizar convite para família visitar a exposição dos cartazes. AVALIAÇÃO: Por meio da observação e participação de cada criança, verificar se houve alcance dos objetivos. BIBLIOGRAFIA: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. Editora Ática.
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Pedagogia/Plano-de-aulainterdisciplinar-739316.html
O plano acima traz a integração entre vários componentes curriculares que objetivam a construção de uma visão mais ampla das temáticas apresentadas, além de permitir o desenvolvimento de análises críticas sobre os assuntos apresentados e que os alunos observem um mesmo fato sob vários pontos de vista. A esse tipo de trabalho dá-se o nome de
TEMA: Preconceito
ANO: 2º OBJETIVOS: construir novos valores, refletir sobre o preconceito e contribuir com atitudes para sua extinção, respeitar diferenças, ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação, trabalhar coletivamente em harmonia e colaboração, fortalecer laços familiares e estimular a participação da família na escola. COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Matemática e Geografia – as diferenças, o preconceito e a exploração do ambiente. Língua Portuguesa – roda de história e conversa sobre “Romeu e Julieta”, diferenças e preconceito. Arte – confecção de cartazes, painel e convites. CRONOGRAMA: 06 aulas METODOLOGIA: realizar a leitura da história e fazer uma roda de conversa sobre preconceito em relação às diferenças. Vendar os olhos dos alunos e permitir que que manuseiem objetos com diferentes texturas, promovendo o diálogo sobre as diferenças encontradas ali e no mundo. Em seguida, sair pelo pátio à procura de diferentes texturas para realizar os cartazes. Após, realizar convite para família visitar a exposição dos cartazes. AVALIAÇÃO: Por meio da observação e participação de cada criança, verificar se houve alcance dos objetivos. BIBLIOGRAFIA: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. Editora Ática.
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Pedagogia/Plano-de-aulainterdisciplinar-739316.html
O plano acima traz a integração entre vários componentes curriculares que objetivam a construção de uma visão mais ampla das temáticas apresentadas, além de permitir o desenvolvimento de análises críticas sobre os assuntos apresentados e que os alunos observem um mesmo fato sob vários pontos de vista. A esse tipo de trabalho dá-se o nome de