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A pedagogia de projetos é uma estratégia pedagógica que incentiva a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. A respeito desse tema, é correto afirmar que a
Ao invés de tratar as disciplinas de forma isolada, a interdisciplinaridade busca estabelecer relações entre elas, promovendo a troca de conhecimentos e a construção de um aprendizado mais significativo. Não depende apenas da boa vontade, de intenções e propostas externas, mas das condições científicas, sociais e institucionais. Sem prestar atenção às relações entre poder e conhecimento, é difícil estabelecerem-se padrões interdisciplinares produtivos. Dentre as razões que justificam epistemologicamente a interdisciplinaridade, encontramos os princípios da:
I. Unidade e multiplicidade. II. Continuidade e descontinuidade. III. Complexidade e emergência. IV. Homogeneização do conhecimento.
Está correto o que se afirma em
Para Hernández e Montserrat, a aprendizagem nos projetos de trabalho, baseia-se fundamentalmente:
“Se um professor tem habitualmente atitude interdisciplinar desenvolvida e manifestada em suas práticas docentes, ele pode ser um convite vivo para que seus alunos desenvolvam esta mesma atitude” (LORIERI, 2010). O trecho traz um destaque para a prática docente interdisciplinar.
Assinale a alternativa que explica o significado de Interdisciplinaridade:
No que tange ao tema Planejamento e Interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I. Na interdisciplinaridade é fundamental a ideia de transformação da realidade. Isto quer dizer que uma instituição se transforma a si mesma tendo em vista influir na transformação da realidade global. A primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a importância da interdisciplinaridade é a eficiência. A interdisciplinaridade é um plano que ajuda a alcançar a eficiência. Isto é, elabora-se plano, implanta-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução. II. O planejamento é uma ação educativa para elaboração de um orçamento, passando por relatórios extensos para assumir, nos dias atuais, uma característica especial: um macroplanejamento, em que todos os planos de desenvolvimento de um país se entrelaçam, num dinamismo contínuo e progressivo. III. O planejamento vem constituir uma estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global para a solução de problemas. O conhecimento da realidade para se puder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno. É preciso, antes de tudo saber para quem se vai planejar por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento.
Assinale