Filtrar


Questões por página:

Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo:


I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”.

II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles.

III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola.


Assinale

Segundo Crenshaw (2002), as interseccionalidades são formas de capturar as consequências da interação entre duas ou mais formas de subordinação: sexismo, racismo, patriarcalismo.
Considerando os estudos de Barreto (2015) – bem como de autores mencionados e as autoras mencionadas no texto “Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no Ensino Superior” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) Em termos teóricos, a preocupação com a interface entre classe, gênero e raça cresceu na pesquisa sobre desigualdade, incentivada, por exemplo, pelos estudos que utilizam a abordagem interseccional.
II - ( ) Considerando homogeneidade interna da categoria “mulher”, os conceitos de categorias de articulação e de interseccionalidade são utilizados corretamente e de maneira homogênea no contexto universitário e nas correntes feministas.
III - ( ) As interseccionalidades estão cada vez mais presentes no debate teórico recente, visando ampliar a compreensão sobre os modos como múltiplas diferenciações que permeiam o social e se articulam ao gênero.
IV - ( ) Os estudos indicam uma desconexão de interesses, especificamente sobre a discriminação interseccional, uma vez que os discursos acadêmicos reconhecem, de maneira incontroversa, a inexistência da diferença associada à hierarquia, à opressão, à suposta igualdade e à diversidade.
Assinale a sequência CORRETA.

Julgue o item que se segue.


De acordo com o disposto no Art.2º da Lei Federal nº 10.639, em vigor desde 2003, o bullying é uma intimidação física sistemática no ambiente escolar, realizada contra mulheres ou motivada por uma ideologia de gênero.

mostrar texto associado
ma organização do ensino interdisciplinar é igual a uma organização multidisciplinar ou transdisciplinar como também se iguala à organização de ensino disciplinar.
Tema frequente nos debates entre educadores de todo o mundo, estes conceitos convergem e divergem em muitos sentidos. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade são termos bastante recentes e que não devem ser ignorados quando se fala de novos paradigmas da educação – apesar de servirem ainda para determinar abordagens em outras áreas do conhecimento. Em um determinado projeto ou propósito, considere os dois conceitos e relacione-os com as respectivas características.
1. Multidisciplinaridade. 2. Interdisciplinaridade.
( ) Há integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina, porém sem nenhuma preocupação de seus temas comuns sob sua própria ótica.
( ) Ocorre a independência dos profissionais de diferentes áreas de atuação, mas não existe nenhuma relação entre as disciplinas, assim como todas estariam no mesmo nível sem a prática de um trabalho cooperativo.
( ) Proporciona uma aprendizagem bem-estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas.
A sequência está correta em