Filtrar


Questões por página:
De acordo com Thiesen (2008, p.545): “A discussão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar”.
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre a visão interdisciplinar do conhecimento.
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. Existe uma metodologia na qual ensinar tem uma relação muito estreita com a interdisciplinaridade, pois esse trabalho permite romper com as fronteiras disciplinares, criando ligações entre diferentes áreas do conhecimento em uma situação de aprendizagem contextualizada.
Essa proposta pedagógica se refere ao seguinte:
Metodologias interdisciplinares representam uma série de vantagens para alunos, educadores, instituições de ensino e para a sociedade como um todo, que ganha cidadãos com senso crítico apurado. Nesse sentido, sobre essas vantagens, analise as assertivas abaixo:

I. Apoia a autorresponsabilidade e o empoderamento.
II. Maior qualidade na aprendizagem.
III. Ajuda a criar ambientes colaborativos.

Quais estão corretas?
O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo professor de Geografia no âmbito escolar implica, muitas vezes, no engajamento interdisciplinar. Uma das propostas é a de que a comunidade escolar estabeleça
Lenise A. M. Garcia, estudando a transversalidade e a interdisciplinaridade, afirma que, por meio delas, procura-se “conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade”, uma aproximação “com mais propriedade dos fenômenos naturais e sociais, que são normalmente complexos”. Tal é o caso do multiculturalismo como perspectiva para o projeto político-pedagógico, o qual Resende (in Veiga,1998) discute, relacionando democracia e direito à educação com igualdade e diversidade. Resende argumenta que esses temas demandam ultrapassar os discursos e instaurar práticas de combate à discriminação e ao preconceito dentro e fora da escola. A autora destaca que o grande desafio na escola é a “incorporação do multiculturalismo ao currículo, de forma que sua transversalidade possa perpassar os conteúdos a serem tratados no cotidiano