Filtrar


Questões por página:
Diante dos princípios gerais do manejo florestal sustentável de uso múltiplo como conservação dos recursos naturais, conservação da estrutura da floresta e de suas funções, manutenção da diversidade biológica e desenvolvimento socioeconômico da região, entende-se a necessidade da existência de um documento técnico básico que apresenta as diretrizes e procedimentos para administração da floresta. O plano de manejo florestal sustentável (PMFS) segue uma estrutura geral, onde o componente referente ao inventário florestal divide-se em duas partes (amostragem e estatísticas do inventário). Assinale a alternativa que corresponde às descrições de todo o processo de amostragem em um PMFS.
O projeto RADAMBRASIL foi desenvolvido na década de 70, do séc. XX, com o objetivo de mapear a vegetação brasileira e organizar a nomenclatura de suas diferentes formações florestais de modo compatível com um sistema universal. O atual sistema fitogeográfico adotado na cartografia oficial do país obedece a um sistema hierárquico de formações. Com base no sistema fitogeográfico oficial, quais formações caracterizam a Mata Atlântica no Estado de Alagoas?
“O cálculo da estatística da amostragem é um dos principais cálculos de um inventário florestal. Com este cálculo são obtidas estimativas dos parâmetros da floresta que permitem o conhecimento do crescimento de um povoamento. A escolha do método de amostragem adequado é essencial para a obtenção dos resultados com melhor precisão”. Dentre as metodologias utilizadas, assinale a alternativa que indica a denominação com as respectivas técnicas dadas.
I. A área amostrada é dividida em parcelas. II. Utilização de transectos na área amostral e estabelecimento de pontos de amostragem. III. Combinação entre utilização de parcelas e transectos na área amostral e estabelecimento de pontos de amostragem. IV. É utilizado para estimar volume de madeira.
Em relação aos tipos de inventário florestal, assinale a alternativa correta.
Por meio do inventário florestal é possível a caracterização de determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies nela existentes para planejar uso dos recursos florestais. Quanto à abrangência, os inventários florestais classificam-se em: