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Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Sociologia
A concepção materialista da história, contribuição importante de Karl Marx, tem como uma de suas ideias fundamentais a transformação do mundo material por meio das maneiras pelas quais os homens produzem seus meios de subsistência e as relações de produção que estabelecem para alcançá-los.
As sentenças a seguir são conceitualmente coerentes com o materialismo histórico, à exceção de uma. Assinale-a.
Disciplina:
Sociologia
A respeito do conceito de divisão social do trabalho, leia o trecho a seguir.
A divisão social do trabalho se baseia na divisão natural do trabalho na família e na separação da sociedade em diversas famílias opostas umas às outras. Com a divisão social do trabalho estão dados: a distribuição desigual, tanto quantitativa quanto qualitativamente, do trabalho e de seus produtos; portanto, está dada a propriedade, que já tem seu embrião, sua primeira forma, na família, onde a mulher e os filhos são escravos do homem.
Adaptado de Karl Marx. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo,2007, p.36.
Assinale a opção que caracteriza corretamente a concepção materialista da divisão social do trabalho.
A divisão social do trabalho se baseia na divisão natural do trabalho na família e na separação da sociedade em diversas famílias opostas umas às outras. Com a divisão social do trabalho estão dados: a distribuição desigual, tanto quantitativa quanto qualitativamente, do trabalho e de seus produtos; portanto, está dada a propriedade, que já tem seu embrião, sua primeira forma, na família, onde a mulher e os filhos são escravos do homem.
Adaptado de Karl Marx. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo,2007, p.36.
Assinale a opção que caracteriza corretamente a concepção materialista da divisão social do trabalho.
Investigando as origens e fundamentos da sociologia, Robert Nisbet interroga-se acerca dos parâmetros constitutivos da sociologia da seguinte maneira: “quais são as ideias-elementos essenciais da sociologia, aquelas que, mais do que quaisquer outras, distinguem a sociologia frente às demais ciências sociais?”. Sua resposta lista cinco características: de Tönnies, ele toma a ideia de comunidade; de Weber, ele se apropria dos conceitos de autoridade e status; de Durkheim, ele incorpora a apreciação concernente ao sagrado; e de Marx, ele toma o conceito de:
Em uma de suas primeiras análises da sociedade moderna, Marx, s.d., destaca o caráter contraditório que assola os homens em suas vivências concretas. Assevera ele que, “o homem leva, não só no plano do pensamento, da consciência, mas também no plano da realidade, da vida, uma dupla vida: uma celestial e outra terrena, a vida na comunidade política, na qual ele se considera um ser coletivo, e a vida na sociedade civil, em que atua como particular; considera outros homens como meios, degrada-se a si próprio como meio e converte-se em joguete de poderes estranhos” A instituição política e social a qual, segundo Marx, no aludido texto, atua como vértice de tal duplicidade é a(o):
Marx inicia sua grande crítica do sistema capitalista pela análise da mercadoria. Tal atitude deve-se ao fato de a mercadoria desempenhar um lugar central na constituição desse sistema. À mercadoria cabe satisfazer às necessidades tanto do estômago quanto as da fantasia. Esse primado lógico que Marx lhe confere é devido ao fato de ela, no âmago das sociedades modernas, desempenhar o papel de unidade fundamental de expressão da(o):