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O Plano Nacional de Educação (PNE) não apenas estabelece a erradicação do analfabetismo como uma de suas diretrizes, mas também propõe estratégias específicas para lidar com as disparidades regionais e socioeconômicas que contribuem para a persistência desse problema.

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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, estabelecidas pela Resolução CNE-CEB nº 07/2010, representam um marco regulatório que visa a orientar e organizar o processo educacional no Brasil, abrangendo não apenas aspectos pedagógicos, mas também considerações sociais, culturais e políticas, com o intuito de promover uma educação integral e inclusiva, capaz de atender às demandas e desafios contemporâneos da sociedade brasileira.

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A BNCC reconhece a importância da habilidade de elaborar questionamentos e hipóteses em relação a documentos históricos específicos, utilizando diferentes linguagens e mídias, e promove o desenvolvimento da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação como parte integrante do processo de aprendizagem em História no Ensino Fundamental.

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O Plano Nacional de Educação (PNE) vai além de simplesmente estabelecer metas para a melhoria da qualidade da educação, integrando abordagens inovadoras de avaliação e monitoramento que levam em consideração não apenas o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também a infraestrutura escolar, a formação dos professores e outros aspectos relevantes.

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Segundo a BNCC, a Educação Infantil deve focar principalmente no desenvolvimento cognitivo das crianças, priorizando a alfabetização precoce e o ensino formal de matemática e ciências, desde os primeiros anos de escola.