Filtrar


Questões por página:

Acerca dos recursos e linguagens artísticos e das relações entre arte e tecnologia, julgue o item subsequente, considerando, no que couber, as disposições da BNCC para o componente arte.



No ensino escolar de arte, o professor deve incentivar a experimentação e a criação de objetos artísticos prioritariamente artesanais.

Acerca dos recursos e linguagens artísticos e das relações entre arte e tecnologia, julgue o item subsequente, considerando, no que couber, as disposições da BNCC para o componente arte.

A linguagem cinematográfica resulta de um desdobramento da linguagem fotográfica por meio de recursos audiovisuais.
No ensino fundamental, o componente curricular arte compreende as artes visuais, a dança, a música e o teatro; e essas linguagens articulam saberes referentes às produções e aos fenômenos artísticos por meio das práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre a arte. Considerando as múltiplas linguagens da arte no âmbito do ensino fundamental, julgue o item a seguir.

De acordo com a BNCC, uma das competências que o estudante deve desenvolver no ensino fundamental é a compreensão das relações entre as linguagens da arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual.

Acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do que ela dispõe para o ensino de ciências da natureza, julgue o item que se segue.


De acordo com a BNCC, espera-se que os alunos desenvolvam, até o final do ensino fundamental, a habilidade de utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

Acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do que ela dispõe para o ensino de ciências da natureza, julgue o item que se segue.


A BNCC reflete um processo amplamente democrático de individualização do currículo, com distanciamento das concepções gerencialistas para a educação, além da desconstrução de padrões nacionais anteriores de ensino e aprendizagem, no intuito de formar cidadãos preparados para a formação científica e tecnológica da sociedade contemporânea.