Filtrar


Questões por página:
A divisão por campos de atuação em Língua Portuguesa na BNCC tem função:
Assinale a alternativa que traz uma afirmação verdadeira com relação à visão de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sabendo que os gêneros textuais “contribuem para ordenar e estabilizar as atividades do dia a dia”, analise as afirmativas abaixo sobre o trabalho com esses gêneros na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
1. É um estudo mais significativo já que o aluno da EJA lida em seu cotidiano com inúmeros eventos textuais nas mais diversas esferas da comunicação social que lhe permitem o acesso ao mundo letrado.
2. Os alunos já trazem conhecimentos de leitura e de escrita, uma vez que já fazem uso dessa linguagem, envolvidos em práticas sociais de leitura e de escrita.
3. O uso da leitura e da escrita extrapola os limites das atividades escolarizadas e atinge o convívio social dos alunos. Assim, mesmo de fora do ambiente escolar, eles conseguem produzir textos capazes de atingir seus propósitos comunicativos.
4. Os gêneros textuais devem ser usados na EJA como fonte para explicar fatos gramaticais e também como conhecimento do meio social em que vivem.
5. A partir de gêneros textuais primários, os alunos podem decodificar a escrita e, mesmo não sendo alfabetizados, conseguem criar outros textos escritos semelhantes com correção.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Se comparada aos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, a BNCC traz uma inovação.
Assinale a alternativa que a apresenta.
Uma das competências específicas para a Língua Portuguesa na BNCC assim se traduz:
“Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias …”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) nas proposições de atividades, segundo a competência acima estabelecida pela BNCC.
( ) Escolher um poema de Vinícius de Moraes e com base em uma pesquisa realizada na Internet, no celular, dentro da sala de aula, encontrar alguma imagem que pode estabelecer alguma ligação com o poema escolhido.
( ) Escolher um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade e realizar uma encenação que deverá ser gravada e compartilhada.
( ) Narrar por escrito uma aventura acontecida em um dado momento de sua vida e, depois, contá-la para a sala de aula em uma roda de conversa.
( ) Escolher um tema para uma análise crítica em um debate organizado e, depois, criar um meme em equipe para ser compartilhado.
( ) Ir à biblioteca para em dupla pesquisar crônicas e compartilhar, por meio de vídeos, as ideias nelas apresentadas, mas trazidas para a vida social da sua comunidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.