Questões de Concurso
Filtrar
5.209 Questões de concurso encontradas
Página 229 de 1.042
Questões por página:
Os saberes e os fazeres cotidianos, que são vistos nas práticas pedagógicas, envolvem diversos elementos que se interligam e interdependem. Muitos desses elementos não são claramente percebidos pelos sujeitos do cotidiano educativo: crianças, famílias, funcionários, professores e educadores, gestores, setores sociais. Entretanto, eles são fatores que interferem e até mesmo definem as diretrizes e a infraestrutura do trabalho.
SILVA MELO, Ana Cláudia F. (org.). Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Fundamentos. Belo Horizonte: SMED,2014.
Analise as práticas da Educação Infantil que atendem às necessidades formativas das crianças na sociedade contemporânea, apresentadas a seguir.
I. O brincar como forma de apropriação, de criação e recriação das culturas.
II. A dissociação entre o cuidar e o educar no desenvolvimento de vivências cotidianas.
III. O incentivo à solidariedade, à cooperação e à vivência de valores humanos como a justiça, equidade e outros.
Está correto o que se afirma em
De acordo com o documento “Proposições Curriculares para a Educação Infantil”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, visando a compreender a criança em sua totalidade e buscando atendê-la em suas diversas características e necessidades, a intersetorialidade está na base da Educação Infantil.
Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de intersetorialidade.
Cada linha do quadro a seguir apresenta objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com a faixa etária dos educandos, elaborado a partir da BNCC para a Educação Infantil.

Está correto o que se afirma em
O ano de escolaridade limite para uma pessoa aprender a ler e escrever foi uma das questões mais discutidas durante a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que é a diretriz anterior, coloca como prazo-limite o 3º ano. A BNCC antecipou para o 2º ano e aponta que, no 3º ano, o processo continua com mais foco na ortografia.
Revista Nova Escola, janeiro de 2017.
Em relação ao período de alfabetização, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir.
I. As redes de ensino, que não definiram o prazo-limite de alfabetização para o 2º ano do Ensino Fundamental, devem fazer os ajustes para seguirem o currículo da BNCC.
II. Desde a Educação Infantil, a criança participa de práticas letradas com foco na alfabetização, para não correr o risco de ultrapassar o prazo-limite acordado nacionalmente.
III. A progressão de conhecimentos ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural da criança.
Está correto o que afirma em
O reconhecimento da Educação Infantil como política educacional que visa a garantir o direito da criança ao acesso, à permanência e à aprendizagem na escola, legitima-se com a promulgação de diversas leis – a Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96); e as Resoluções CNE-CEB nº 01/99 e CNE nº 05/2009, que instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
APPIA. Infância - ações, mediações, estimulações e atividades para a infância.
Prefeitura de Belo Horizonte,2022.
Os movimentos pela Educação Infantil no Brasil, que precederam a Constituição Federal de 1988, buscavam conquistar os aspectos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.