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Pedagogia
Definida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como o “conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional”, esse objeto do conhecimento aparece transversalmente na BNCC em diversas unidades temáticas e apresenta as comunidades indígenas e os povos originários como a sua maior manifestação em nossa cultura.
Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,1997, p.121.
Assinale a opção que corresponde ao aspecto importante para a transformação das relações sociais e de poder, gênero e etnia a que o enunciado se refere.
Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,1997, p.121.
Assinale a opção que corresponde ao aspecto importante para a transformação das relações sociais e de poder, gênero e etnia a que o enunciado se refere.
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a BNCC, assinale a opção que representa linguagens artísticas que devem ser exploradas no ensino de Artes no currículo da escola básica.
Disciplina:
Pedagogia
Cada unidade temática do componente Artes na BNCC contém alguns objetos de conhecimento que estão relacionados a habilidades que refletem as dez competências desse componente curricular. Considere as seguintes competências:
I. Desenvolvimento do repertório cultural, pensamento científico, crítico e criativo.
II. Apreciação e reprodução de pinturas de artistas famosos.
III. Desenvolvimento da comunicação e da cultura digital.
IV. Promoção do conhecimento para além da escola, favorecendo o desenvolvimento da argumentação e cooperação para o trabalho e para com o outro.
Corresponde a competências gerais de Artes preconizadas pela BNCC o que consta em
I. Desenvolvimento do repertório cultural, pensamento científico, crítico e criativo.
II. Apreciação e reprodução de pinturas de artistas famosos.
III. Desenvolvimento da comunicação e da cultura digital.
IV. Promoção do conhecimento para além da escola, favorecendo o desenvolvimento da argumentação e cooperação para o trabalho e para com o outro.
Corresponde a competências gerais de Artes preconizadas pela BNCC o que consta em
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Pedagogia
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Atente para o seguinte trecho da LDBE, Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.
“Art.26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.”
(Disponível em https://www2.senado.leg.br/)
Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmação verdadeira.
“Art.26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.”
(Disponível em https://www2.senado.leg.br/)
Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmação verdadeira.
Disciplina:
Pedagogia
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No que concerne às línguas portuguesa e indígena, no processo de educação indígena, a BNCC preconiza “construir currículos interculturais, diferenciados e bilíngues, seus sistemas próprios de ensino e aprendizagem, tanto dos conteúdos universais quanto dos conhecimentos indígenas, bem como o ensino da língua indígena como primeira língua” (BRASIL,2018, p.17-18). Assim, é correto afirmar que há