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Os princípios e critérios a serem executados pelos Sistemas de Ensino e pelas Instituições de Ensino Públicas e Privadas referente à organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação da educação profissional técnica de nível médio e seus respectivos itinerários formativos podem ser encontrados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6, de 20/09/12). Analise as afirmativas a seguir referentes às principais orientações que devem ser executadas na organização educativa e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Organização por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos, do mercado de trabalho e possibilidades dos estabelecimentos de ensino, observadas as normas de ensino para a modalidade de educação profissional técnica de nível médio.
( ) Previsão das questões tecnológicas possibilitando itinerários formativos flexíveis, sistematizados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos, do mercado de trabalho nos estabelecimentos de ensino, observadas as normas de ensino para a modalidade de educação profissional técnica de nível médio.
( ) A premissa de itinerários formativos que contemplam a sequência das possibilidades articuláveis da oferta de cursos de educação profissional, programadoS a partir de estudos quanto aos itinerários de profissionalização no mundo do trabalho, à estrutura sócio ocupacional e aos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos de bens ou serviços, o qual orienta e configura uma trajetória educacional consistente.
( ) A articulação com o ensino médio e suas diferentes modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA), educação especial e educação a distância, com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/ 96), no Artigo 35º, está estabelecido o propósito nacional para alcançar as finalidades determinadas para ação, atitude, comportamento, e elementos que qualificam “o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos”. Analise as afirmativas a seguir, disposto no Artigo 35º da Lei nº9.394/96.
I. Revisão, reorganização e análise dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
III. Postergar nessa fase o aprimoramento do aspecto humana do educando, mas incluir na formação o aspecto ético e o desenvolvimento do pensamento crítico.
IV. A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Assinale a alternativa correta.
A preparação do estudante para o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho está assegurada por meio dos “princípios e fins da Educação Nacional”, organizado no Artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/ 96). A seguir leia os princípios para promover o ensino disposto no Artigo 3º. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
( ) Múltiplas ideias e de concepções pedagógicas; Respeito à liberdade e apreço à tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; Valorização do profissional da educação escolar; Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
( ) Improbabilidade no padrão de qualidade; Valorização da experiência extra-escolar; Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.