Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Glossário da educação especial: Censo Escolar Ministério da Educação – 2020, o estudante com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) ou altas habilidades/ superdotação terá oportunidade de realizar a prova do SAEB com acessibilidade desde que a unidade de ensino tenha declarado o tipo de recurso e/ou serviço para este fim.

Relacione os tipos de acessibilidade relacionados a seguir aos respectivos conceitos.

1. Guia-intérprete
2. Auxílio ledor
3. Prova superampliada
4. Vídeo Libras

( ) Material impresso com fonte no tamanho 24, imagens ampliadas e outras adaptações para facilitar a leitura.

( ) Dispositivo de mídia em vídeo apresentando a tradução para a Língua Brasileira de Sinais.

( ) Serviço especializado de leitura de material didático.

( ) Profissional especializado em técnicas de interpretação, comunicação e guia para mediar a interação e o processo de ensino-aprendizagem (língua oral ampliada, escrita na palma da mão, alfabeto manual tátil, língua de sinais tátil etc.).



Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A gestão escolar democrática e participativa está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 no art.3º inciso VIII, que define bases sobre as quais o ensino será ministrado, apontando a gestão democrática do ensino público, como uma delas.

No entanto, sabe-se que em grande parte das unidades de ensino esse princípio ainda não é uma realidade, o que é um problema central pois é por meio da gestão democrática que a escola cumpre seu papel de educar para a cidadania.
Avalie, nesse sentido, se a gestão democrática e participativa permite

1. definir, construir e avaliar o projeto político pedagógico;
2. administrar os recursos;
3. garantir um processo educativo que valorize a diversidade;
4. assegurar a participação dos vários segmentos da comunidade escolar.


Estão corretas as afirmativas
“Eu queria que as pessoas soubesse que não é porque somos autistas que somos diferentes.” Laura,12 anos*
(fonte: Ebook-Autismo-1.pdf – Revista Autismo e Dentro da História)

Quando falamos em diferenças, estabelecemos parâmetros sociais e educacionais classificatórios e desnaturalizamos a diversidade humana. Essa mesma diversidade que nos torna singulares explica por que duas pessoas com a mesma deficiência apresentam características distintas que as distinguem.

Falar do autismo hoje, é deparar com essa afirmação. Nada mais razoável que incluir a palavra espectro em sua denominação. Características como déficit na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos se apresentam com uma ampla variação.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em níveis que são determinados pelo tipo de suporte que a pessoa necessitará.
Relacione os níveis de suporte apresentados a seguir com suas descrições

I. nível 1
II. nível 2
III. nível 3

( ) apresenta dificuldade na comunicação e geralmente para as atividades cotidianas, necessitando de suporte substancial;

( ) a dificuldade de comunicação pode estar presente, o que não restringe a interação social, porém tende a ter limitações para a organização nas atividades de vida diária, necessitando de pouco suporte;

( ) apresenta déficits cognitivos importantes, assim como na comunicação e interação social e baixa ou nenhuma autonomia para as atividades cotidianas.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
O “Documento Orientador da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Vitória” (Vitória,2020), considerando a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, estabelece aspectos operacionais para a organização e implementação do Plano de Trabalho Pedagógico Individual para o AEE.

Com base nesses documentos, avalie as afirmativas a seguir.


1. O plano de trabalho deve conter, além das informações gerais, as informações sobre o laudo médico da criança/estudante.

2. O plano de trabalho deve ficar restrito à SRM.

3. O registro de frequência ao AEE deve estar anexado ao plano de trabalho.

4. Caso haja adesão da criança/estudante ao AEE, no plano de trabalho deve constar o cronograma, objetivos, conteúdos e atividades trabalhadas.


Está correto o que se afirma em
Questão Anulada
No Brasil, a preocupação com o atendimento às pessoas com deficiência data da época do Império, com a construção do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant, em 1854. Apenas em 1961, o atendimento é inserido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que aponta o direito à educação preferencialmente no sistema geral de ensino. No entanto, somente depois que o Brasil se torna signatário da Declaração de Salamanca é que as políticas públicas para a educação inclusiva começaram a ser formuladas, a partir de 1994. Passados 30 anos de lutas e diálogos sociais, Leis, Notas Técnicas, Resoluções e Portarias promulgaram, orientaram e estabeleceram as bases nacionais para o fortalecimento da Inclusão em todos os âmbitos sociais.

No espaço escolar há ainda muito por fazer, mas já conseguimos perceber importantes mudanças.

Nesse sentido, acerca das principais práticas que podem tornar uma escola inclusiva, avalie as afirmativas a seguir.


I. A escola inclusiva se vê como uma escola para todos, respeitando a diversidade da comunidade que a compõe (professores, estudantes, funcionários e familiares).


II. Na escola inclusiva não apenas os(as) professores(as) são responsáveis pelo ensino e aprendizagem, mas os(as) estudantes têm espaço para construir o conhecimento de acordo com suas habilidades, tendo respeitado sua singularidade e necessidades.


III. A escola inclusiva garante em suas ações educativas a perspectiva inclusiva, tendo-as respaldadas em seu Projeto Político Pedagógico, realizado por meio do diálogo com toda a comunidade escolar.



Está correto o que se afirma em