Filtrar


Questões por página:
A Base Nacional Curricular (BNCC,2018) explicita perspectivas de compromisso com a educação integral e reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global.
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:
1. Comprometer-se com a educação integral significa assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. 2. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. 3. A perspectiva de educação integral será válida e legitimada apenas se trabalhada em turmas que permanecem em tempo integral na escola. Isso porque ao considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir, é necessário refletir e propor estratégias de ampliação de componentes curriculares voltados para leitura, escrita e raciocínio lógicomatemático. 4. A educação integral pressupõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas que estão de acordo com a BNCC (2018):
Visualizar Questão Comentada
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9.394 de 1996, a educação escolar no Brasil é composta por dois níveis, são eles: a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Básica é CORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação destinada às pessoas que não tiveram acesso ou não deram continuidade aos estudos nas idades consideradas adequadas. Essa modalidade representa, entre outras coisas, a oportunidade de garantia do direito à educação para todos, abrangendo as funções de reparação, equalização e qualificação. Em conformidade com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – anos finais do município de Uberaba, são esperadas a construção de habilidades e competências. Considerando as referidas diretrizes para a EJA, analise as competências listadas a seguir:
1. Dominar instrumentos complexos e científicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo escolar. 2. Ter acesso a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural. 3. Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida. 4. Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação. 5. Ignorar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade. 6. Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações CORRETAS:
Visualizar Questão Comentada
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC,2018) traz eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica, entre elas são apontados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que intencionam assegurar condições de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
1. É direito da criança conviver com outras crianças, somente da mesma idade, e nenhum adulto da família, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. 2. É direito da criança brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. 3. É direito da criança participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. 4. É direito da criança explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. 5. É direito da criança expressar, em situações restritas e conduzidas por adultos, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio da linguagem oral, não sendo permitida a utilização de linguagens variadas, para não comprometer o entendimento dos adultos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS:
Visualizar Questão Comentada
As escolas do Sistema Municipal de Ensino de Uberaba oferecem a educação especial, modalidade da educação básica, preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Configuram-se como estratégia da modalidade educação especial:
I- O Atendimento Educacional Especializado – AEE – é um serviço da educação especial e é oferecido no contraturno do Ensino Regular. II- O Atendimento Educacional Especializado – AEE – deve ser articulado com o projeto político-pedagógico da escola de modo a substituir o ensino regular. III- A regulamentação e a oferta do atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais obedecem à legislação específica e o Atendimento Educacional Especializado – AEE configura-se como estratégia pedagógica realizada no contraturno do ensino regular. IV- A regulamentação e a oferta do atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais segue à normatização municipal, sem a necessidade de realizar uma aproximação com os propósitos da educação inclusiva, em cumprimento aos dispositivos legais e político-filosóficos nacionais.
Sobre as afirmativas, é CORRETO afirmar que: