Filtrar


Questões por página:
No sistema educacional brasileiro, ainda, existem muitas lacunas teóricas e de entendimento mais geral que têm dificultado a concepção e a realização de boas práticas de formação pela EaD. Dentre essas lacunas perceptíveis, pode-se destacar:
I no ensino, aprendizagem na perspectiva do estudante. II no ensino, a ausência de uma formação docente voltada para a educação a distância. III o desconhecimento das tecnologias (materiais didáticos e mídias) e sua aplicação. IV A existência da legislação referente à educação a distância bem como sua divulgação. V Políticas públicas para EaD no que tange a sua concepção/gerenciamento.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:
Segundo LANDIM (1987) são, dentre outras, características próprias do educador a distância EXCETO:
De acordo com a Portaria MEC nº 2117 de 6 de dezembro de 2019, a oferta de carga horária na modalidade a distância, na organização pedagógica de seus cursos de graduação presenciais deverá ser até o limite de:
Em relação ao Decreto nº 9.057, de 25/05/2017 que regulamenta o artigo 80 da Lei n º 9394/96, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
( ) A EaD é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. ( ) A modalidade de educação a distância pode ser ofertada na educação básica e na educação superior. ( ) Os polos de educação a distância não precisam estar previstos tanto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) quanto nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). ( ) As atividades como as avaliações, os estágios supervisionados, as práticas profissionais e as de laboratórios e defesa de trabalhos são realizadas online. ( ) Os polos de educação a distância deverão manter infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequadas aos projetos pedagógicos ou ao desenvolvimento da Instituição de Ensino ou de Curso.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
Em relação aos aspectos positivos trazidos pela referida Resolução, analise as afirmativas que se seguem:
I O papel do Estado mudou, abandonando um posicionamento neutro ao reconhecer a sua responsabilidade de intervenção na superação das desigualdades raciais. II Os currículos dos cursos de graduação devem extrapolar a história factual, incluindo, para esta temática, análise e discussão referentes as dimensões econômica, social e cultural necessárias à formação dos estudantes. III A temática que trata a referida resolução deve ser apresentada nos projetos pedagógicos dos cursos superiores em caráter optativo, permitindo a IES autonomia para adotar uma educação voltada para uma sociedade multicultural e pluriétnica. IV Os Projetos pedagógicos dos cursos passam a demandar atividades interdisciplinares entre os componentes curriculares que compõem a matriz curricular dos cursos, fomentando a reflexão sobre as relações étnico-raciais.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas