Filtrar


Questões por página:
De acordo com texto acima, extraído da página do MEC, qual é o principal objetivo da BNCC no sistema educacional brasileiro?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento orientador que define as competências e habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes em todas as escolas brasileiras. No cenário de uma educação plural e diversificada, qual competência geral da BNCC incentiva o desenvolvimento da comunicação eficaz, promovendo o diálogo, a empatia e o respeito entre os alunos?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n.º 9.394/1996 - é um marco fundamental na organização do sistema educacional brasileiro. Ela estabelece princípios que visam garantir uma educação inclusiva e pluralista. Dentre esses princípios, qual reflete diretamente a valorização do pluralismo de ideias e o respeito à liberdade de aprender e ensinar, promovendo a diversidade no ambiente escolar?
A formação do professor é um procedimento complexo de construção de um saber e de preparação para sua adequada transmissão aos estudantes .(Pinto,1990)

Para definir o perfil do educador da EJA, “não basta aproveitar os professores de fundamental e médio, dando a eles uma certa ‘reciclagem’ para que, emvez de falarem ‘criança’ ou ‘adolescente’, eles usem as palavras ‘jovem’ou ‘adulto’, umprocedimento comum em algumas administrações de ensino municipais e estaduais'' (Bedoya eTeixeira,2008).

Assim, é importante:

Entende-se por Educação Especial, para os efeitos da LDB nº 9.394/1996, a modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:


I. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes.

II. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

III. educação especial para o trabalho visando à sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

IV. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, e aceleração para concluir em menos tempo o programa escolar para os superdotados.


Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):