Filtrar


Questões por página:
Sobre o ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, com base na Lei nº 9.475/1997, que alterou a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino religioso, na medida em que deve respeitar a diversidade religiosa do Brasil, sendo vedada qualquer forma de proselitismo, é de matrícula obrigatória e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. II. Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. III. Os conteúdos de ensino religioso das escolas públicas de ensino fundamental serão definidos com base nas religiões majoritárias no país, definidas pela última pesquisa realizada pelo IBGE (Censo).
Está correto apenas o que se afirma em
A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao versar sobre a inclusão educacional e respeito à diversidade no âmbito da instituição escolar, dispõe que
O Censo Escolar/MEC/INEP é realizado em todas as escolas de educação básica e possibilita acompanhar os indicadores da educação especial, para avaliar a política de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente indicadores utilizados para esse diagnóstico no âmbito da educação especial.
No Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população, isto é, quase 46 milhões de brasileiros, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual.
Observe o gráfico com a porcentagem da população brasileira, por tipo e grau de dificuldade e deficiência.
Imagem associada para resolução da questão


Com base no gráfico, a respeito das políticas de inclusão e educação especial, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O censo subsidia os programas do governo que promovem a inclusão da pessoa com deficiência, apresentando a incidência dos principais impedimentos de caráter físico, sensorial, mental/intelectual. ( ) As políticas de educação inclusiva devem considerar os indicadores de ocorrência e grau de severidade das deficiências para alocar investimentos adequados às demandas prioritárias ( ) A deficiência visual é, entre as elencadas no gráfico, a que apresenta o espectro mais amplo de possibilidades, desde a incidência majoritária de cegueira total até algum grau de baixa visão.
As afirmativas são, de cima para baixo,
“Como pessoa com deficiência, me senti envergonhado de ter uma assistente na classe e, por mais que ela ajudasse, eu não a queria presente. Essa é uma sensação comum entre outros estudantes com deficiência com quem conversei. Como se vê, é possível ter uma escola “inclusiva” que, ainda assim, isola os alunos, como resultado do excesso de apoio. Se é esperado que um adulto vá ajudar, é pouco provável que os colegas intervenham. Enfim, incluir não significa viver e trabalhar juntos? Parte disso implica em ensiná-los como ajudar”.
Adaptado de HOEKSTRA, N. “O equilíbrio entre apoio, autonomia e afastamento na educação inclusiva” in https://diversa.org.br/
Com base no depoimento sobre desafios da inclusão da pessoa com deficiência, analise as propostas a seguir.
I. Para incluir os educandos com deficiência, a escola poderia indicar um assistente de educação especial que interagisse com todos os alunos, de modo que as experiências de diversidade fossem compartilhadas. II. Para promover uma educação inclusiva, os docentes poderiam incentivar os colegas dos alunos com deficiência a se tornar mediadores nas atividades de apoio e, assim, promover uma maior interação. III. Para acolher de forma inclusiva o aluno com deficiência, o professor poderia avaliar com ele estratégias eficientes de apoio que facilitassem a aprendizagem em seu cotidiano escolar.
Está correto o que se afirma em