Questões de Concurso
Filtrar
2.300 Questões de concurso encontradas
Página 392 de 460
Questões por página:
Questões por página:
Em uma escola de Ensino Fundamental, o pátio do recreio e o Laboratório de Ciências têm acesso somente por uma escada. Nessa escola estão matriculados quatro alunos especiais que necessitam de cadeira de rodas para locomoção. Com relação ao problema de acessibilidade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A escada é considerada uma barreira, uma vez que impede o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou terem acesso à informação. ( ) Uma das atribuições do Agente de Apoio é auxiliar os alunos a ter acesso a esses espaços, mesmo que seja em uma situação de risco à saúde ou que gere constrangimento. ( ) Os estabelecimentos escolares, segundo a legislação, devem proporcionar condições de acesso e de utilização de todos os seus ambientes. As afirmativas são, respectivamente,
Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira. Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado. ( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra. ( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho. As afirmativas são, respectivamente,
Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições.1. Alunos com deficiência 2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento 3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Leia o fragmento a seguir. “A Educação _____ deve reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando os estilos e ritmos de _____ e assegurando uma educação de qualidade a todos por meio de um currículo apropriado, de arranjos organizacionais, de estratégias de ensino, do uso de recursos e de parceria com a _____.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.