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Tire suas principais dúvidas sobre educação infantil
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é um direito humano e social de todas as crianças, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível socioeconômico ou classe social. Também não está atrelada à situação trabalhista dos pais, nem ao nível de instrução, religião, opinião política ou orientação sexual. Ela é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/09/tire-suas-principais-duvidas-sobreeducacao-infantil>. Acesso em: 04 nov.2017 (Adaptado)
A Lei nº 12.796/2013, que alterou a Lei nº 9.394/1996, determinou que a educação infantil gratuita fosse garantida para as crianças de até
Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
I. Está organizado em três volumes.
II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.
III. Discute os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.
IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças.
verifica-se que estão corretas
Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.
III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.
verifica-se que está(ão) correta(s)