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Pedagogia
A inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” é parte de uma política educacional
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Pedagogia
No que se refere ao ensino de artes, a BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento (criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão) que caracterizam a singularidade da experiência artística de forma
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Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, homologadas em 2013 e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular afirmam a inserção da Educação Física na área das Linguagens. Com base nessa premissa, considere as afirmativas abaixo.
I. A inserção da Educação Física na área das Linguagens remonta aos anos 1970 quando os Guias Curriculares incluíram a disciplina juntamente com Língua Portuguesa, Educação Artística e Língua Estrangeira Moderna, na “matéria” Comunicação e Expressão. II. Essa inserção decorre da aproximação da Educação Física com as Humanidades, principalmente da Sociologia, Linguística, Filosofia e dos Estudos Culturais, ocasionada pelo denominado movimento renovador da área. III. Alguns estudos aproximam a Educação Física da semiótica de Roland Barthes, semiólogo e filósofo francês, ao tomar o conceito de linguagem como capacidade humana de produção de conhecimentos mediante signos de qualquer espécie. IV. O movimento humano pode ser compreendido como ação motora, locomoção, força ou energia produtiva e linguagem. No entanto, as formas de intervenção pedagógica sobre o movimento humano independem dessas concepções, pois devem focar na melhoria da ação motora. V. O currículo cultural da Educação Física, ao pautar-se na noção que a linguagem produz a realidade, potencializa situações para que os alunos façam a leitura das práticas corporais, a fim de identificar seus modos de existência, analisar os diversos discursos sobre as práticas e os praticantes para que vivenciem e produzam outras formas de dizer e fazer a respeito da prática corporal.
Está correto o que consta APENAS de
I. A inserção da Educação Física na área das Linguagens remonta aos anos 1970 quando os Guias Curriculares incluíram a disciplina juntamente com Língua Portuguesa, Educação Artística e Língua Estrangeira Moderna, na “matéria” Comunicação e Expressão. II. Essa inserção decorre da aproximação da Educação Física com as Humanidades, principalmente da Sociologia, Linguística, Filosofia e dos Estudos Culturais, ocasionada pelo denominado movimento renovador da área. III. Alguns estudos aproximam a Educação Física da semiótica de Roland Barthes, semiólogo e filósofo francês, ao tomar o conceito de linguagem como capacidade humana de produção de conhecimentos mediante signos de qualquer espécie. IV. O movimento humano pode ser compreendido como ação motora, locomoção, força ou energia produtiva e linguagem. No entanto, as formas de intervenção pedagógica sobre o movimento humano independem dessas concepções, pois devem focar na melhoria da ação motora. V. O currículo cultural da Educação Física, ao pautar-se na noção que a linguagem produz a realidade, potencializa situações para que os alunos façam a leitura das práticas corporais, a fim de identificar seus modos de existência, analisar os diversos discursos sobre as práticas e os praticantes para que vivenciem e produzam outras formas de dizer e fazer a respeito da prática corporal.
Está correto o que consta APENAS de
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Pedagogia
Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo. A vivência da prática é uma forma de gerar um tipo de conhecimento muito particular e insubstituível e, para que ela seja significativa, é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos e significados que os grupos sociais conferem às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento. Logo, as práticas corporais são textos culturais passíveis de leitura e produção.
O fragmento acima provém da Base Nacional Comum Curricular. A partir dele, poderíamos relacionar o ensino de Educação Física com o campo de conhecimentos interdisciplinares fundamentalmente
O fragmento acima provém da Base Nacional Comum Curricular. A partir dele, poderíamos relacionar o ensino de Educação Física com o campo de conhecimentos interdisciplinares fundamentalmente
Disciplina:
Pedagogia
João é um adolescente, aluno de uma escola na qual os professores o consideram muito inteligente, mas pouco produtivo nas provas. Muitas vezes João reclamou do tipo de avaliação, alegando que estas só enfatizavam memorização de conteúdo. Por fim, acabou sendo reprovado no 8o ano. Seus pais contestaram a decisão da escola e seus critérios avaliativos, recorrendo a instâncias superiores. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art.53, inciso III,