Filtrar


Questões por página:
Como a proposta pedagógica no ensino fundamental deve ser estruturada para promover uma educação integral e significativa, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental?
Relacione as abordagens de avaliação no ensino fundamental com suas características específicas conforme descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em práticas pedagógicas contemporâneas:

Coluna A - Abordagens de Avaliação:
1 - Avaliação Formativa. 2 - Avaliação Somativa. 3 - Avaliação Diagnóstica. 4 - Autoavaliação.

Coluna B - Características Específicas:
( ) Tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo ou unidade didática. ( ) Envolve os alunos no processo avaliativo, promovendo a reflexão sobre seu próprio aprendizado e identificando áreas de melhoria. ( ) Foca na coleta de dados ao longo do processo de ensino-aprendizagem para ajustar práticas pedagógicas e melhorar o desempenho dos alunos. ( ) É realizada ao final de um período de instrução para determinar o nível de competência adquirido e geralmente resulta em uma nota ou conceito final.

A sequência correta de cima para baixo é:
Como a indissociabilidade entre cuidar e educar é contemplada nas práticas pedagógicas e nas políticas educacionais brasileiras, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?
Considerando a estrutura curricular estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como deve ser integrada a parte diversificada do currículo nas escolas brasileiras, de modo a atender às especificidades regionais e locais, bem como às necessidades dos alunos?
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quais são as diretrizes fundamentais para assegurar o direito à educação para crianças e adolescentes, considerando as obrigações do poder público e as medidas de proteção especial previstas no estatuto?