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Conforme Soares (2003) “aprender a ler e a escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, levam o indivíduo a um outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, entre outros”. Nesse contexto, podemos afirmar que, o sujeito letrado:
I. Manipula códigos escritos e não domina a compreensão do sistema de escrita. II. Domina a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos. III. Utiliza a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. IV. Decodifica os textos ou palavras de modo integrado a métodos específicos.
Está correto o que se afirma na alternativa:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) afirma que a Base deve orientar os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, além das propostas pedagógicas das escolas das redes públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em relação a BNCC do Ensino Fundamental, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
Retira a ludicidade dos anos iniciais do ensino fundamental. Estimula o pensamento criativo, lógico e crítico dos alunos a partir do 5º ano. Apoia os alunos do 5º ano na transição para o 6º ano evitando ruptura no processo. Valoriza as experiências vivenciadas pela criança na educação infantil. Estabelece para cada módulo do conhecimento uma única unidade temática.
A sequência correta de cima para baixo é:
A Base Nacional Comum Curricular, indica que os estudantes devem ser alfabetizados entre o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o que significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse contexto, a alfabetização até o 2º ano, contempla a:
I. Aquisição do código escrito, nas habilidades de codificação e decodificação. II. Análise linguística, eixo privilegiado em todos os campos de atuação. III. Determinação de um método que garante a padronização do processo de alfabetização. IV. Priorização do ensino da ortografia no processo inicial para uma alfabetização plena. V. Capacidade de reconhecimento global de palavras, treino da consciência fonológica.
Está correto o que se afirma na alternativa:
A estrutura da Base Nacional Comum Curricular é dividida em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, em que:
A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Infantil apresenta dois eixos norteadores para o planejamento do currículo da pré-escola: a interação e a brincadeira. Baseado nessa lei, a BNCC, da Educação infantil contempla:
I. Os jogos e brincadeiras como um direito de aprendizagem das crianças. II. A visão da criança como protagonista da aprendizagem por meio dos campos de experiências. III. Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos incompletos. IV. O estímulo de atitudes cooperativas e propositivas para enfrentar os desafios da contemporaneidade. V. A articulação entre as áreas do conhecimento e a progressão dos anos iniciais para os anos finais.
Está correto o que se afirma na alternativa: