Questões de Concurso
Filtrar
314 Questões de concurso encontradas
Página 36 de 63
Questões por página:
1 - Atestado Psicológico 2 - Declaração 3 - Relatório Psicológico 4 - Laudo Psicológico 5 - Parecer Psicológico ( ) Carlos, nomeado pelo juiz como assistente técnico do senhor Mario, foi solicitado a apreciar o documento produzido por outro psicólogo acerca dos comportamentos apresentados por Mario. Após apreciação do referido documento, Carlos elaborou um documento fundamentado cientificamente no qual apontou que o documento avaliado não atendeu aos preceitos científicos, técnicos e éticos da Psicologia. ( ) Maria levou sua filha de 4 anos para uma consulta com um psicólogo e, ao final da consulta, Maria pediu um documento que comprovasse seu comparecimento naquele dia como acompanhante de sua filha. ( ) Marcos foi encaminhado pelo seu psicoterapeuta para um processo psicodiagnóstico visando à maior compreensão de sua sintomatologia. Ao término da avaliação, Marcos recebeu um documento contendo narrativa detalhada e didática do seu caso, apresentando as conclusões geradas pelo psicodiagnóstico e as recomendações. ( ) Ana faz psicoterapia há dois anos, mas, como foi transferida para outra cidade e deseja continuar em atendimento psicológico, solicitou ao seu psicólogo atual que emitisse um documento psicológico que pudesse comunicar ao futuro psicólogo os processos de trabalho que foram desenvolvidos com ela, mas sem finalidade de produzir um diagnóstico do caso. ( ) Pedro compareceu ao setor psicológico da empresa em que trabalha queixando-se de muita tristeza, dificuldade de concentração, ideações suicidas e choro intenso. Após escuta do senhor Pedro e de avaliação da sintomatologia apresentada, o psicólogo emitiu um documento solicitando o afastamento de Pedro de suas atividades laborais por um período de dez dias.
A sequência correta, de cima para baixo, é
A Resolução CFP nº 1, de 29 de janeiro de 2018, que estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis, possui em seu texto algumas considerações importantes.
Dentre as considerações a seguir, aquela que NÃO se relaciona à Resolução CFP nº 1 é:
Com base na Resolução CFP nº 09/2018, analise as afirmativas a seguir.
I. Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
II. São fontes fundamentais de informação: testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso pessoal da psicóloga e do psicólogo; e/ou entrevistas psicológicas, anamnese; e/ou protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo e/ou técnicas de grupo familiar.
III. São fontes complementares de informação: técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
Está correto somente o que se afirma em:
Cristiane,18 anos, é mãe de uma menina de 2 anos e está grávida novamente de um ex-namorado de quem se separou após sofrer agressões. Mãe e filha estão vivendo em um serviço de acolhimento para famílias. Cristiane confidenciou à psicóloga que havia tentado abortar e perguntou à profissional se ela conhecia alguém a quem ela pudesse entregar o bebê.
Deverá a psicóloga nesse caso