Filtrar


Questões por página:

A RDC nº 63/11, estabelece os seguintes dados sobre o Prontuário do Paciente:


I- Documento único, constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registrados, gerados a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada.

II- Possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.

III- É de caráter legal, sigiloso e científico.


Estão CORRETOS os dados estabelecidos em:

Analise o trecho a seguir:


“A lei nº 9.787/99 define ______________________, aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.”


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Sobre a dispensação de medicamentos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos.

( ) Os medicamentos sujeitos à prescrição, somente, podem ser dispensados mediante apresentação da respectiva receita.

( ) O hospital ou unidade de saúde deve ser contatado para esclarecer eventuais problemas ou dúvidas detectadas, no momento da avaliação da receita.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, a Farmácia Clínica norteia a Pesquisa, nas seguintes áreas, EXCETO:

Dos insumos farmacêuticos, descritos pela RDC nº 63/12, temos, no artigo 8º, que sem prejuízo do disposto no art.7º, a elaboração da nomenclatura das DCB dos insumos farmacêuticos deve obedecer às seguintes regras:


I- A denominação comum ou genérica brasileira de substâncias químicas deve ser escrita em letras minúsculas, exceto no início de frases, quando a primeira letra é maiúscula.

II- É vedado o uso do nome comercial, marca de fábrica ou outros nomes de fantasia como Denominações Comuns Brasileiras (DCB).

III- Deve haver espaço após os prefixos utilizados na DCB.


Estão CORRETAS as afirmativas: