Filtrar


Questões por página:
Os Receituários de Controle Especial são válidos em todo o Território Nacional, porém ao receber uma prescrição proveniente de um Estado diferente da farmácia ou drogaria, a mesma deve ser apresentada à Autoridade Sanitária para averiguação e visto dentro de, no máximo, ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Analise as afirmativas a seguir sobre a portaria nº 344, de 12 de Maio de 1998, que aprova o Regulamento Técnico sobre as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

I. A Notificação de Receita não será exigida para pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares, médico ou veterinário, oficiais ou particulares, porém a dispensação se fará mediante receita ou outro documento equivalente (prescrição diária de medicamento), subscrita em papel privativo do estabelecimento.

II. O formulário da Receita de Controle Especial, válido em todo o Território Nacional, deverá ser preenchido em 2 (duas) vias, manuscrito, datilografado ou informatizado, apresentando, obrigatoriamente, em destaque em cada uma das vias os dizeres: "1ª via - Retenção da Farmácia ou Drogaria" e "2ª via - Orientação ao Paciente".

III. As substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham, existentes nos estabelecimentos, deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacêutico ou químico responsável, quando se tratar de indústria farmoquímica.

Estão corretas as afirmativas:

A Portaria do Ministério da Saúde nº 344/1998 aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Os medicamentos risperidona, lamivudina e isotretinoína estão, respectivamente, contidos nas listas:
A utilização irracional de medicamentos é um grande problema enfrentado em todo o mundo. No Brasil, a Portaria do Ministério da Saúde nº 344/98 define que os medicamentos entorpecentes das listas A1 e A2 devem ser dispensados por meio da notificação de receita de cor:
Diversas formulações farmacêuticas oficinais estão descritas no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira. A formulação que tem em sua composição 25% de óxido de zinco, 25% de talco,25 % de glicerol e 25% de água de cal é conhecida como: