Filtrar


Questões por página:
De acordo com a legislação sanitária vigente e com as resoluções do Conselho Federal de Farmácia, a farmácia hospitalar é
Segundo as boas práticas em farmácias e drogarias, é vedada

Os chamados Produtos para Saúde, que compreendem os produtos médicos, têm grande relevância para o uso racional de medicamentos e estão intimamente ligados aos sistemas de distribuição, conduzidos pela Farmácia Hospitalar (FH). A sua gestão pelo farmacêutico, no contexto da FH, foi regulamentada através da Resolução nº 549/11, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Com base nas atribuições definidas por essa resolução, analise as afirmações a seguir.


I - Assegurar, junto à enfermagem, o adequado treinamento para os profissionais de saúde que trabalham com os produtos para a saúde que contêm dispositivos de segurança.

II - Atuar no processo de seleção e avaliação de desempenho de fornecedores para assegurar a disponibilidade de produtos com comprovada eficácia, efetividade e segurança.

III - Receber e conferir os materiais, para garantir a procedência, condições de transporte e outros fatores que possam comprometer a qualidade dos produtos adquiridos.

IV - Atuar na Gestão de Riscos e acompanhar a utilização dos produtos para a saúde, registrando e notificando as queixas técnicas e eventos adversos para a Vigilância Sanitária.


São CORRETAS as assertivas:

As infecções hospitalares (IH) têm grande repercussão nas instituições, considerando os riscos para os pacientes que ali se encontram hospitalizados. O Ministério da Saúde determinou, desde 1992, que os hospitais tenham, efetivamente, Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) como forma de profissionalização dos serviços e segurança para os pacientes. Considerando as ações de controle das infecções hospitalares e o papel da farmácia hospitalar, marque a alternativa INCORRETA:
Considerando a RDC ANVISA n.156/2006, que dispõe sobre o registro, rotulagem e reprocessamento dos produtos médicos, marque a alternativa CORRETA: