Filtrar


Questões por página:
As matérias-primas podem ser divididas, segundo a sua procedência, em: animais, vegetais, minerais e sintéticas. Dentre aquelas que são empregadas na indústria de alimentos, estão, respectivamente, os cereais e as leguminosas indicados a seguir:
Qual das seguintes leguminosas cruas possui maior valor proteico?

Analise as afirmativas abaixo em relação ao pré- -preparo e preparo de alimentos de distintos grupos alimentares.


1. O pré-preparo das leguminosas envolve duas etapas: higienização e maceração.

2. O pré-preparo das frutas consiste em duas etapas: lavagem em água com uso de escova macia para remoção das sujidades e descontaminação em banho de hipoclorito a 150 ppm por 60 minutos, seguido da remoção do hipoclorito com água limpa.

3. Em relação aos tubérculos e raízes, a cocção seca para a gelatinização do amido está indicada. Deste modo haverá melhor atuação das enzimas amilolíticas do trato digestório, aumentando a digestibilidade do alimento.

4. A lavagem da casca dos ovos deve sempre acontecer no momento do uso. A cloração dos ovos em 100 ppm de cloro por 5 min diminui muito a contaminação por microrganismos.

5. A dessalga de carnes produzidas com adição de sais de cura ou sal comum corresponde a uma das operações de pré-preparo das carnes. Esse processo inicia com a remoção, em água potável, do sal externo e aparente, seguida da manutenção dos cortes em água potável por 12 horas, sob refrigeração, com trocas de água a cada hora.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

No preparo de feijão, a técnica de remolho consiste na imersão em água por até 6 horas, seguida do descarte da água antes da cocção.
Fernandes et. al. Técnicas de pré-preparo de feijões em unidades produtoras de refeições das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Rev. Nutr.2012.

O principal objetivo da técnica de remolho é

Em relação às características das leguminosas em técnica dietética, avalie as afirmativas a seguir:

I Durante o preparo, as leguminosas secas absorvem água, devido à presença de amido, que tende a aumentar sua solubilidade em cocção por calor úmido.

II O amendoim é a única leguminosa que pode ser submetida ao calor seco, devido ao seu alto teor de lipídios.

III O método de ebulição simples das leguminosas leva cerca de 2 a 3 horas.

IV A quantidade de água para intumescimento do grão varia de acordo com a variedade da leguminosa, geralmente ficando em torno de 5 a 6 xícaras de chá de água para cada xícara de leguminosa.

V Lentilhas e ervilhas secas são mais tenras e, por isso, levam mais tempo para cozinhar do que o grão-de-bico, por exemplo.

Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: