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No dia 23 de abril é comemorado o dia Nacional da Educação de Surdos, data que marca a importância da cidadania para todos, pois educação transmite conhecimento, favorece a aprendizagem, promove a compreensão e possibilita o desenvolvimento cognitivo para transmissão de cultura, permitindo condições de igualdade e de oportunidades. No dia 24 de abril de 2002, o Brasil oficializou a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Lei nº 10.436). A data passou a ser também o dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, que garante o direito da comunidade surda usar sua língua livremente como a principal forma de comunicação, sua língua mãe. O respeito à sua cultura e a promoção da inclusão das pessoas surdas através da sua língua, o acesso a intérpretes nos órgãos públicos e a aplicação de legendas permitem que as políticas públicas sejam efetivadas.

(Disponível em: https://faders.rs.gov.br. Imagens.)


Mediante a análise dos dados de natureza verbal e não verbal, depreende-se que o propósito da criação do Dia Nacional da Educação de Surdos é:

Ainda nos dias atuais, conhecimentos inverídicos e sem fundamento circulam e prejudicam o desenvolvimento linguístico dos surdos, desprestigiam a cultura surda e o trabalho de professores, intérpretes e instrutores. Sobre Libras, assinale uma INCONSISTÊNCIA.
Constitui-se em um dos pré-requisitos fundamentais para a atuação do instrutor de Libras:

Analise a imagem a seguir:

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(Disponível em: https://www.libras.com.br.)


Os sinais analisados se diferem quanto à(ao):


Podem existir características nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade visuoespacial. Essas características em comum são referidas como universais linguísticos, conforme sistematização proposta em Fromkin & Rodman (1993: 25-6). Assinale a alternativa que trata-se de informação consistente e compatível com a Língua Brasileira de Sinais-Libras.