Filtrar


Questões por página:
A proposta pedagógica é a identidade da escola, que formaliza um compromisso de todos os participantes da comunidade escolar com a instituição, em torno do mesmo projeto educacional. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a proposta pedagógica é um documento de referência e é por meio dela que a comunidade escolar exerce toda a sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica. Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:

( )O projeto político-pedagógico, ao mesmo tempo em que exige dos educadores, funcionários, alunos e pais a definição clara do tipo de escola que intentam, requer a definição de fins. Deixando em aberto durante a construção o “como fazer”, pois no dia a dia é que se descobre a distinção exata entre fins e meios do PPP. Assim, todos deverão definir o tipo de sociedade e o tipo de cidadão que pretendem formar.
( )O projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas; deve ser vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
( )O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
( )A organização do trabalho pedagógico vem no sentido de manter uma organização que amplifique os efeitos de sua divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico. A construção do projeto político-pedagógico é uma forma de contrapor-se à fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos negativos do poder autoritário e centralizador dos órgãos da administração central.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) compreende-se que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
Conforme exposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, em seu Art.1º, que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Diante disse, assinale V para verdadeiro e F para falso:

( )Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
( )A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
( )Esta Lei implica a formação dos educadores no ambiente informal de aprendizagem, que se desenvolve, predominantemente, por meio da pesquisa, apenas.
( )A educação escolar deverá vincular-se ao mundo da pesquisa e das ações sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996) observa alguns critérios de rendimento escolar, como
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na sua lei nº 9394/96, em seu art.29, ressalva que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos: