Filtrar


Questões por página:
O processo de aprendizagem, o qual acontece de ser sempre espontaneamente, surge naturalmente da interação entre as pessoas e com o ambiente em que vivem. Ou seja, pela convivência social, pela observação de objetos e acontecimentos, pelo contato com os meios de comunicação, leituras, conversas, etc., as pessoas vão acumulando experiências, adquirindo conhecimentos, formando atitudes e convicção. (Libâneo,2013, p.87 – Didática). De que tipo de aprendizagem, Libâneo (2013) está falando:
Para Libâneo (2017, p.119), “o processo didático é caracterizado como mediação escolar de objetivos-métodos-conteúdos apoiada no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as finalidades da instrução e da educação escolar em nossa sociedade.” Levando em consideração as ideias do autor sobre os objetivos, conteúdos e métodos de ensino, é CORRETO afirmar que:
De acordo com Libâneo (2012) a concepção de gestão escolar é baseada na responsabilidade coletiva, participação direta e sem interferência de uma direção centralizada, com ênfase na auto-organização do grupo responsável pela instituição. Estamos falando da concepção

Para Libâneo (2012, p.440), a cultura organizacional de uma escola inclui a cultura própria dos indivíduos, ou seja, a diversidade de valores, crenças e modos de agir. Analise as afirmativas a seguir sobre a cultura organizacional da escola, e marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.


( ) A cultura organizacional pode explicar o assentimento ou a resistência diante das inovações, dos problemas e da rotina de trabalho na escola.

( ) A cultura organizacional diz respeito às características e aos princípios que todos os entes escolares devem seguir para manter a boa convivência coletiva.

( ) A cultura da escola engloba o conjunto de fatores sociais, psicológicos e culturais que constituem os modos de agir da organização da escola como um todo e do comportamento das pessoas em particular.

( ) A cultura da escola é composta por representações do mundo social e, consequentemente, das características da vida, da linguagem e do imaginário das pessoas que nela estão inseridas.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

A Didática e a Formação Profissional do Professor
No contexto educacional de Queimadas, PB, foi implementado um novo programa de formação continuada para os professores da rede municipal, focando no desenvolvimento de competências para o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia escolar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:

1. A didática, conforme definida por Libâneo (2020), é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em teorias pedagógicas que orientam a prática docente.

2. A formação continuada deve ser centrada na reflexão crítica sobre a prática pedagógica, promovendo a integração entre teoria e prática para a melhoria do ensino.

3. A Resolução CNE/CP nº 2/2019 enfatiza a necessidade de que os professores adquiram competências tecnológicas e metodológicas que lhes permitam enfrentar os desafios da educação contemporânea.

4. A formação inicial dos professores não é suficiente para que eles se adaptem às demandas pedagógicas atuais, sendo a formação continuada uma opção prioritária.

5. O uso de metodologias ativas depende da infraestrutura tecnológica da escola, não exigindo mudanças substanciais na abordagem pedagógica do professor.


Alternativas: