Filtrar


Questões por página:
Existem muitas teorias sobre motivação nas organizações. Uma delas é a teoria dos dois fatores, de Herzberg, que define e diferencia os fatores motivacionais dos fatores higiênicos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO seja um fator higiênico.
Sylvia C. Vergara (2009) em estudo sobre a gestão de pessoas, ao abordar a questão da liderança, destaca três teorias: a dos traços de personalidade, a dos estilos de liderança e a liderança contingencial (ou situacional). Esta última teoria “desfoca a atenção da figura do líder para o fenômeno da liderança. Alerta que ela é uma relação, ou seja, não se pode falar em líderes sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre quem ele é exercido. Nessa relação, são considerados três pilares fundamentais: líder, seguidores e situação”. Vergara acrescenta como destaques dessa teoria que, no que concerne
Há um modelo de motivação que a entende como sendo um processo que governa escolhas entre comportamentos. Nesse sentido, existem três fatores que determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre. Os objetivos individuais, que podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social e reconhecimento, traduzem o conceito que este modelo designa por:
A liderança é a característica que se espera do gerente e que deve ser demonstrada na condução do processo de trabalho. O estilo de liderança baseado num poder centralizador, no qual as pessoas ficam limitadas às ordens determinadas pelo líder, cumprindo mecanicamente as funções que lhes são atribuídas, recebe a seguinte denominação:
A motivação no trabalho é um fator crucial para o desempenho e a satisfação dos colaboradores. Assinale CORRETAMENTE qual das seguintes teorias da motivação enfatiza a importância das necessidades básicas, como fisiológicas e de segurança, como pré-requisitos para a motivação.