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A função administrativa de liderar ou dirigir envolve a tomada de decisões em relação aos elementos especialização do trabalho, cadeia de comando, amplitude de controle, critérios de departamentalização, grau de centralização e grau de formalização das funções e tarefas organizacionais.
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As teorias clássicas da administração avançaram no entendimento da liderança com uma visão complexa e de difícil aplicação na prática, o que levou ao desenvolvimento de um conjunto de abordagens que partilha uma visão mais pragmática desse fenômeno, incluindo os substitutos de liderança, a teoria da liderança transformacional e a teoria da liderança carismática.
Na abordagem Humanística da Administração encontra-se a Escola das Relações Humanas. Essa escola de pensamento ocupou-se bastante em estudar a liderança e a forma como é exercida. Dentre os estilos de liderança, aquele que é baseado no princípio de que cada empregado tem seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional denomina-se:
Os indivíduos nas organizações fazem investimentos pessoais que devem proporcionar como retornos incentivos ou recompensas. Nas relações de intercâmbio as pessoas comparam suas próprias contribuições e as que as outras oferecem à organização, comparando também as recompensas que recebe com as recompensas recebidas pelas outras pessoas. Quando o indivíduo (colaborador) percebe um desequilíbrio, ou seja, percebe que entrega mais do que os outros e recebe recompensas menores, caracteriza uma situação injusta denominada teoria da:
O processo social de dirigir e influenciar, através do uso intensivo de comunicação, o comportamento das pessoas, levando-as à consecução de um ou mais objetivos organizacionais está relacionado ao seguinte conceito: