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No estudo da liderança, faz-se importante entender e conceituar os seus tipos, com o propósito de compreender cada estilo. A compreensão de cada estilo na administração moderna torna-se importante porque as características das variantes da liderança são fundamentais para sua aplicabilidade.
Analise os dois tipos de liderança a seguir e aponte a alternativa que denomina, respectivamente, cada um deles:
1- Tipo de liderança caracterizada pela possibilidade de participação coletiva na tomada de decisões. O grupo participa de forma ativa nas ações com sugestões e novas ideias na condução dos processos.
2- Tipo de liderança caracterizado pela maturidade no relacionamento entre o líder e seus liderados, em que não há necessidade de supervisão nas tarefas pelo próprio líder. Cada colaborador sabe exatamente suas funções, tomando suas decisões, no âmbito de suas atividades.
No que tange à liderança, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:
( ) O estudo sobre liderança tem seu marco inicial durante a 1ª Guerra Mundial, em especial, na necessidade de recrutamento de efetivo para os campos de combate, pelo Governo americano.
( ) Liderança é a arte de se relacionar construtivamente com outras pessoas e conseguir que se mobilizem para atingir determinados objetivos comuns.
( ) Observando a Liderança sob a ótica do comportamento das pessoas e das organizações, ela subdividese em: Liderança Formal - Aquela que decorre do poder conferido ao Líder em razão de sua posição; Liderança Informal - Aquela que tem sua base nas relações interpessoais do líder e sua influência no grupo trabalho.
( ) Liderança pode ser definida como um processo de influência do comportamento humano, isto é, motivar indivíduos a adaptar um comportamento que de outro modo eles não adaptariam.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. No ambiente de trabalho não é correto admitir um erro, pois seu supervisor pode entender que você não é competente.
II. Perguntar qual é a opinião de uma outra pessoa mostra um sinal de falta de liderança.
III. É importante reconhecer quando alguém fez um bom trabalho, mesmo que seja a obrigação da pessoa.
IV. Não é correto fazer uma pergunta se você não entendeu uma informação, pois isso mostra falta de conhecimento sobre seu trabalho.
Estão corretas as afirmativas: