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Medeiros e Hernandes (2010) definem que são sete as metáforas que interessam ao estudo da comunicação organizacional. Com base nesses autores, analise as seguintes assertivas:
I. É a metáfora relativa ao encaminhamento da comunicação. II. Palavras que indicam o uso dessa metáfora são: enviar, intercambiar, transmitir e comutar. III. Por essa metáfora, a comunicação é vista como um fluxo linear de mão única. IV. Segundo essa metáfora, os receptores são passivos e reativos.
As quatro assertivas se referem à metáfora do(a):
A Teoria da Expectativa ou Expectância (Expectancy Theory) de Victor Vroom, inserida no modelo Contingencial sobre estudo das organizações, analisa o processo de motivação nas pessoas, sendo ela amplamente aceita no contexto organizacional moderno. Assinale a alternativa que esteja de acordo com a teoria mencionada.

Para melhor explicar o comportamento humano, pode-se usar do ciclo motivacional, isto é, o processo pelo qual as necessidades condicionam o comportamento humano, levando-o a algum estado de resolução. As necessidades ou motivos não são estáticos; ao contrário, são forças dinâmicas e persistentes que provocam comportamentos. Uma necessidade, quando surge, rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de estresse, insatisfação, desconforto e desequilíbrio. Saciada a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, à sua forma normal de ajustamento ao ambiente. Nesse contexto, analise o ciclo motivacional a seguir.

 

 

“No ciclo motivacional representado, há um equilíbrio interno que é alterado por um(a) ____________ que produz uma necessidade; a necessidade provoca um estado de ____________, que leva a um comportamento ou ação que chega a uma ____________ daquela necessidade. Saciada a necessidade, o organismo humano retorna ao equilíbrio interno anterior.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

“A liderança constitui um dos temas administrativos mais pesquisados e estudados nos últimos cinquenta anos. Para melhor explicar a influência do superior sobre os subordinados ou grupos de subordinados, surgiram várias teorias sobre liderança. Essas teorias acompanharam mais ou menos o desenvolvimento da teoria das organizações e influenciaram sensivelmente a teoria administrativa. Segundo Chiavenato (Administração de Empresas,1994, p.529), as teorias sobre liderança podem ser classificadas em três grandes grupos.” Esses três grandes grupos são, EXCETO:
Reconhecimento, por parte de uma pessoa, de que a outra tem o poder legal de influenciá-la e de que ela tem por obrigação aceitar essa influência é um tipo de poder conhecido como: