Questões de Concurso
Filtrar
27 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 6
Questões por página:
Relacione as unidades temáticas do componente curricular de Artes, nos anos finais do Ensino Fundamental, com suas respectivas habilidades.
1. Música
2. Teatro
3. Dança
4. Artes integradas
( ) Compor improvisações com base em estímulos como música, imagens ou objetos, caracterizando cenário, iluminação e sonoplastia.
( ) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
( ) Refletir sobre identidade e diferença, e pensar sem fronteiras, com leitura e discussão sobre deficiência e autoestima.
( ) Explorar e analisar elementos como altura, intensidade, timbre, por meio de games e plataformas digitais.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Com base no trecho, avalie se os componentes do movimento na dança incluem:
I. Relações de linhas e formas no espaço, seus diferentes ritmos, pesos e fluência. II. Corpo, com sua anatomia, suas capacidades individuais e atravessamentos afetivos. III. Cognição, incluindo sistemas conceituais, processos de memória e linguagens.
Está correto o que se afirma em
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um desses conceitos.
Relacione os períodos da história do Ocidente com as respectivas concepções acerca da música.
1. Antiguidade grega.2. Idade Média.3. Renascença.4. Idade Moderna.
( ) A música caracteriza-se por uma construção com dimensão vertical, isto é, composta a partir de relações de consonância e dissonância entre elementos que devem gerar harmonias em simultaneidade.
( ) A música figura entre a aritmética, a astronomia e a geometria, entendida como campo de fundamentação essencialmente matemática, regido por relações de proporção e simbolismo numérico a serviço da fé.
( ) A música é capaz de exercer influência positiva ou negativa, a depender de sua qualidade, sobre a formação do caráter dos indivíduos e dos povos, podendo estar sob responsabilidade do Estado por seu poder pedagógico.
( ) A música é considerada uma arte inferior por apelar sobretudo aos sentimentos, em contraposição ao intelecto, que passa a ser supervalorizado pelo novo espírito científico que se mostra em ascensão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.