Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo ao emprego de lides no modelo pirâmide invertida de redação jornalística.
O lide, apelando para o uso da tecnologia, constitui um exemplo da corrente denominada Novo Jornalismo.

Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:


I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.

II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.

III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.

IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

No jornalismo online a pirâmide invertida não é mais a principal forma para redação de notícias. Os textos podem ser escritos, por exemplo, separados em blocos. “Dividir a sua reportagem em blocos maximiza o potencial de leitura. As reportagens podem ser complexas, com vários assuntos, ângulos e áreas de cobertura”. (WARD,2006, p.127).


Considerando a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Quando uma reportagem é escrita em blocos, o número de pontos de entrada para diferentes elementos, como áudio, vídeo e links, aumenta.


PORQUE


II. O meio online é considerado não-linear e a maioria dos elementos multimídia, quando inseridas no texto em formato pirâmide invertida, é produzida de modo periférico e não integral.

No jornalismo audiovisual, o editor de texto tem a função de montar a estrutura da reportagem. É ele quem escolhe os trechos das sonoras que serão utilizadas, que avalia se a passagem do repórter entrará ou não na matéria, e que acompanha a cobertura dos offs, feita pelo editor de imagens.


Também é função do editor de texto

Leia a seguir


A imagem acima é um infográfico. Trata-se de uma ferramenta comunicacional que combina estrategicamente imagens e palavras para representar visualmente informações que não são transmitidas de forma eficiente por foto e texto.

KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide,2013 (adaptado).


Considerando o infográfico e sua definição, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Representações simples como fios e setas são boas soluções em infográficos, assim como a redundância.


PORQUE


II. o leitor espera compreender a informação de forma direta, assimilando o casamento texto-imagem, bem como ser conduzido pelas informações por meio das indicações de percurso da leitura.


A respeito dessas asserções, marque a alternativa CORRETA.