Questões de Concurso
Filtrar
37 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Como vimos no caso, a ação docente partiu de um problema comum, que envolve a ansiedade dos estudantes nas situações de provas. Luckesi (2006) trata do uso da avaliação como disciplinamento social dos alunos em uma pedagogia do exame. A esse respeito, de acordo com o autor, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Na visão de Luckesi, a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, mas não necessariamente tem o intuito de uma tomada de decisão.
Disciplina:
Pedagogia
Conforme apontado por Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem representa uma ferramenta pedagógica à disposição do educador, destinada a auxiliar o educando na busca de sua autoconstrução e no desenvolvimento do seu modo de estar na vida, por meio de aprendizagens bem-sucedidas. Sobre o processo de avaliação pode-se afirmar que:
Disciplina:
Pedagogia
Para Cipriano Carlos Luckesi (2005), a escola hoje ainda não avalia a aprendizagem do educando, mas o examina. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à avaliação escolar, conforme Luckesi.
Ao processo de exame não interessa como o respondente chegou a essa resposta, importa somente a resposta.
Ao processo de exame não interessa como o respondente chegou a essa resposta, importa somente a resposta.
Disciplina:
Pedagogia
No entendimento de Luckesi “[...] para qualificar a aprendizagem de nossos educandos, importa, de um lado, ter clara a teoria que utilizamos como suporte da nossa prática _______________, e de outro, o planejamento de _______________, que estabelecemos como guia para a nossa prática de ensinar no decorrer do ano letivo.” Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.