Questões de Concurso
Filtrar
46 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Atente para o seguinte excerto sobre avaliação da aprendizagem: “A avaliação praticada nas escolas é a avaliação da culpa e as notas praticadas são utilizadas para classificar os alunos, onde são comparados desempenhos e não os objetivos que se pretende atingir. Esta prática de avaliação se explícita por uma relação autoritária e conservadora que permite ao professor manter a disciplina e atenção dos alunos, desta forma a avaliação da aprendizagem torna-se um instrumento de controle que tudo pode, de forma que coercitiva o aluno, não dando-lhe alternativas que desenvolva meios para que alcance o aprendizado”.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar.18ª ed. São Paulo: Cortez editora,2006.
Utilizando-se como referência inicial o texto acima, é correto concluir-se que, para o autor, avaliação é
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar.18ª ed. São Paulo: Cortez editora,2006.
Utilizando-se como referência inicial o texto acima, é correto concluir-se que, para o autor, avaliação é
Concurso:
Prefeitura Municipal de Sobral - CE
Disciplina:
Pedagogia
São diversas as teorias e correntes pedagógicas que abordam o processo de ensino-aprendizagem na Didática. Para José Carlos Libâneo, considerado uma das maiores referências nesse campo de estudo, existem dois tipos de abordagens do processo de ensino-aprendizagem: Pedagogias Progressista e Liberal. Diante disso, assinale a opção que define corretamente as abordagens progressista e liberal de ensino-aprendizagem.
Disciplina:
Pedagogia
Leia abaixo, a citação de Luckesi (2011) sobre o Projeto Político Pedagógico.
“(...). A fim de dimensionar o instrumento de coleta de dados, precisamos ter claro aonde essa _______ deseja chegar, o que, em si, no caso da escola, deve estar ________ no Projeto PolíticoPedagógico da escola. Nele deve estar definido aonde se deseja _______ com a ação proposta. Ele é o pano de fundo do ensino numa escola e, consequentemente, da avaliação. (...)”. (p.388)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Disciplina:
Pedagogia
Identifique as afirmativas que estão de acordo com a concepção de Cipriano Carlos Luckesi na Filosofia da Educação e assinale a alternativa correta.
I. A filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Essa forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico como é seu condicionante.
II. A filosofia é tão somente uma interpretação do já vivido, daquilo que está objetivado e transformado em realidade concreta.
III. A filosofia é uma força, o sustentáculo de um modo de agir. É uma arma na luta pela vida e pela emancipação humana.
IV. Os filósofos captam e dão sentido à realidade que está por vir e a expressam como um conjunto de ideias e valores que devem ser vividos, difundidos e buscados.
I. A filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Essa forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico como é seu condicionante.
II. A filosofia é tão somente uma interpretação do já vivido, daquilo que está objetivado e transformado em realidade concreta.
III. A filosofia é uma força, o sustentáculo de um modo de agir. É uma arma na luta pela vida e pela emancipação humana.
IV. Os filósofos captam e dão sentido à realidade que está por vir e a expressam como um conjunto de ideias e valores que devem ser vividos, difundidos e buscados.
Disciplina:
Pedagogia
O professor necessita compreender a avaliação como parte do processo educativo. Isso implica em avançar no sentido de analisar suas finalidades ou funções. O professor necessita compreender para que avaliar. Avalia-se para informar, para situar o professor e o aluno no percurso escolar, para aperfeiçoar o ensino, para acompanhar e regular a aprendizagem do aluno. Além de ter clara a finalidade da avaliação, o professor precisa conhecer o que deve ser avaliado, ou seja, quais são os dados relevantes, conforme explicita Luckesi (1996). Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.
I. O processo de avaliação deve contemplar o que o aluno sabe ou o que aprendeu, o que ainda não sabe ou ainda não aprendeu, o que deveria saber, o ensino realizado na sala de aula e as experiências anteriores do aluno.
II. O professor precisa definir ainda, o como avaliar, situando aqui, a seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação.
III. Para realizar a avaliação, o professor necessita considerar alguns aspectos que interferem na condução do seu processo avaliativo, ou seja, os dados relevantes que permitam o reconhecimento da aprendizagem do aluno, a forma de avaliar que mais se aproxime e melhor atenda à metodologia trabalhada em sala de aula, o reconhecimento de quem são os alunos e seu perfil maturacional, social, econômico e outros.
IV. O professor precisa refletir ainda, o que será feito com os resultados, como serão analisados, como serão devolvidos, o que será realizado após os resultados, conforme o nível de aprendizagem dos alunos, bem como, definir qual a melhor forma de avaliar seus alunos, considerando o momento e a modalidade de avaliação.
V. Cabe ao coordenador, construir um modelo próprio com base nos objetivos, conteúdo trabalhado e forma de trabalho realizado em cada sala de aula. Assim, pode ser utilizado um caderno de anotações ou outra forma previamente preparada para isso. Ressalta-se que o foco do registro das observações não deve pautar-se na aprendizagem do aluno e nos aspectos comportamentais, exceto os fatos que incorram no processo de ensino e aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
I. O processo de avaliação deve contemplar o que o aluno sabe ou o que aprendeu, o que ainda não sabe ou ainda não aprendeu, o que deveria saber, o ensino realizado na sala de aula e as experiências anteriores do aluno.
II. O professor precisa definir ainda, o como avaliar, situando aqui, a seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação.
III. Para realizar a avaliação, o professor necessita considerar alguns aspectos que interferem na condução do seu processo avaliativo, ou seja, os dados relevantes que permitam o reconhecimento da aprendizagem do aluno, a forma de avaliar que mais se aproxime e melhor atenda à metodologia trabalhada em sala de aula, o reconhecimento de quem são os alunos e seu perfil maturacional, social, econômico e outros.
IV. O professor precisa refletir ainda, o que será feito com os resultados, como serão analisados, como serão devolvidos, o que será realizado após os resultados, conforme o nível de aprendizagem dos alunos, bem como, definir qual a melhor forma de avaliar seus alunos, considerando o momento e a modalidade de avaliação.
V. Cabe ao coordenador, construir um modelo próprio com base nos objetivos, conteúdo trabalhado e forma de trabalho realizado em cada sala de aula. Assim, pode ser utilizado um caderno de anotações ou outra forma previamente preparada para isso. Ressalta-se que o foco do registro das observações não deve pautar-se na aprendizagem do aluno e nos aspectos comportamentais, exceto os fatos que incorram no processo de ensino e aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas: