Questões de Concurso
Filtrar
639 Questões de concurso encontradas
Página 106 de 128
Questões por página:
I - A política fiscal não exerce influência sobre a renda agregada quando a taxa de câmbio é flutuante.
II - A política monetária não exerce influência sobre a renda agregada quando a taxa de câmbio é flutuante.
III - Um aumento do prêmio pelo risco país eleva a taxa doméstica de juros e desvaloriza a moeda local.
É(São) correta(s) a(s) proposição(ões)
Considere uma economia descrita pelas funções a seguir. Consumo: C = C0 + α (y – T), sendo C0 > 0 e (0 < α < 1)
Tributos diretos: T = T0 + ty, onde T0 > 0 e (0 < t < 1)
Investimento: I = I0 + β y – γ r, onde I0 > 0, (0 < β < 1) e γ > 0
Demanda por moeda: Md / P = λ y - θ r, onde λ > 0 e θ > 0
Exportações líquidas: NX = my
Gastos do governo: G = G0
A oferta monetária é exógena e fixada em Ms; P é o índice geral de preços; r é a taxa de juros; y é a renda da economia; C0, T0 e I0 são constantes, sendo que todas as letras gregas são parâmetros dessa economia e t é a alíquota do imposto de renda.
Nesse contexto, analise as proposições abaixo. onde A são os gastos autônomos e k é o multiplicador keynesiano que incorpora o efeito da renda sobre o investimento.
Gastos do governo: G = G0
I - O produto potencial corresponde ao potencial de produto de uma economia, dadas suas instituições sociais, a disponibilidade de recursos produtivos e a tecnologia; por isso, produto potencial corresponde ao conceito de curva de possibilidades de produção.
II - Além dos mercados de bens e serviços, de recursos produtivos, de ativos financeiros e de moeda estrangeira (câmbio) usados na caracterização do modelo de demanda e oferta agregadas, os economistas utilizam o conceito de produto potencial para caracterizar a oferta agregada de longo prazo.
III - A Curva de Phillips, originariamente percebida como uma regularidade estatística, pode ser interpretada como a oferta agregada de curto prazo, enquanto que sua versão de longo prazo à la Friedman-Phelps pode ser interpretada como oferta agregada de longo prazo.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
Com as constantes inovações financeiras, tem-se tornado mais difícil a administração da política monetária por causa do surgimento de ativos financeiros com elevada liquidez (quase moeda). Isso tem conduzido os responsáveis por política monetária, nos mais variados países, a concentrar a administração monetária, na taxa básica de juros. O regime de metas para a inflação tem essa característica. Assim, é por meio da taxa básica de juros que a estabilidade de preços é administrada pelo Banco Central. Sobre o regime de metas para a inflação, analise as afirmações a seguir.
I - O sucesso dessa forma de promover a estabilidade de preços depende da credibilidade do Banco Central junto aos agentes econômicos, sendo que metas muito ambiciosas e pouco prováveis de serem atingidas podem representar fracasso da política, com consequências danosas à estabilidade de preços.
II - Definida a meta para a inflação, para um período de tempo não muito longo ou excessivamente curto, o Banco Central só precisa acompanhar a taxa básica de juros, uma vez que ela regula a liquidez do sistema, o que torna a política monetária transparente, pois a taxa básica de juros é amplamente divulgada.
III - Um aspecto negativo do regime de metas para a inflação é que os agentes econômicos antecipam a direção da política e, portanto, não havendo o elemento surpresa, ela não atingirá seus objetivos.
Está correto APENAS o que se afirma em