Filtrar


Questões por página:
Ao analisar um paciente do sexo masculino, de 60 anos, agricultor, o dentista nota uma lesão em região externa de vermelhão de lábio inferior, com as seguintes características: nódulo firme, indolor, bem delimitado, séssil e com formato de cúpula, apresentando um nódulo central em ceratina. O paciente relata que possui a lesão há aproximadamente oito meses e que o tamanho está diminuindo com o passar dos meses. Ao realizar uma biópsia excisional, o dentista espera encontrar o resultado de:
Um paciente, ao chegar à clínica odontológica, relata ter aparecido “uma pedrinha em baixo da língua”, o que está causando algum desconforto. O cirurgião dentista, ao avaliar, nota a presença de uma estrutura calcificada endurecida e de coloração esbranquiçada, no orifício do ducto de Wharton, causando uma obstrução parcial, que surge por meio da deposição de sais de cálcio ao redor de um ninho de debris na luz do ducto. Ao realizar algumas manobras, a pequena estrutura calcificada será expelida, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Essa patologia é denominada:
Os tumores odontogênicos formam um grupo complexo de lesões com várias características histopatológicas e comportamentos clínicosdistintos.Ofibro-odontomaameloblástico é um tumor com características gerais de fibroma ameloblástico, que também contém esmalte e dentina. Usualmente é encontrado em crianças, raramente em adultos. São mais frequentes nas regiões posteriores dos ossos gnáticos. Normalmente, apresentase como uma lesão assintomática e, radiograficamente, o tumor aparece como um defeito radiolúcido unilocular, bem circunscrito, com pequenas calcificações em seu interior, que apresentam radiodensidade de estrutura dentária. Nesse cenário, a classificação e o tratamento do fibro-odontoma ameloblástico são respectivamente:
Como se sabe, as deficiências carenciais podem causar alterações na cavidade oral. São alterações comumente observadas na anemia ferropriva:
Constitui a manifestação clínica mais frequente provocada pelo vírus HHV-4. A evolução mais comum desta patologia caracteriza-se pelo aparecimento súbito de dor de garganta, febre e fadiga extrema, associadas com faringotonsilite, linfadenopatia, mal-estar, linfocitose atípica transitória e aumento do título de anticorpos. Assinale a patologia: