Filtrar


Questões por página:

Sobre os motores elétricos, avalie as afirmações a seguir.


I. Um motor de indução trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor menor que a velocidade síncrona (aquela com que gira o campo magnético).

II. Um motor síncrono trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor variando, conforme o torque mecânico no eixo, quando em funcionamento normal.

III. Um motor de indução (bobinado) trifásico pode ter o seu torque de partida alterado pela inserção de resistências externas em série com o enrolamento do rotor.

IV. Um motor de indução monofásico não necessita de um segundo enrolamento cruzado, pois como o fluxo magnético varia com o tempo isto garante o seu funcionamento.


Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s)

Um motor de indução trifásico com rotor em gaiola de esquilo, categoria N, foi acionado por um conversor PWM de frequência (ou inversor PWM) sob tensões e potências compatíveis com os valores nominais do motor e do conversor. A frequência da tensão de saída ajustada no conversor PWM foi de 30 Hz. Para estra frequência foi medida uma velocidade de 590 rotações por minuto (rpm) no eixo do motor. Com base nesses dados, qual o número de polos do motor e o valor do seu escorregamento durante o teste realizado?
A respeito da caracterização e dos tipos de ensaios para certificação TTA (ensaios de tipo totalmente testados – type tested assembly) de centros de comando de motores (CCMs), assinale a opção correta.
Com relação a máquinas elétricas, julgue o item subsequente.

O rotor do tipo gaiola de esquilo de um motor trifásico não gira à mesma velocidade do campo girante advindo do enrolamento trifásico do estator.

mostrar texto associado
Em um motor de indução trifásico alimentado por três condutores, caso o sentido de rotação do motor precise ser invertido, essa inversão poderá ser conseguida trocando-se simultaneamente a posição dos cabos de alimentação das três fases de alimentação do motor.