Filtrar


Questões por página:
A instituição da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) confere “centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos”. Torna-se, então, necessário operacionalizar o trabalho social com famílias, que, segundo esta política, é compreendido como
Julgue os itens seguintes, referentes a concepções e estratégias de trabalho com famílias.

De acordo com a legislação em vigor, para se trabalhar com a concepção de matricialidade, deve-se observar a lógica da cidadania e do direito, e as práticas adotadas devem reiterar o caráter disciplinador.
O capitalismo contemporâneo, marcado pela mundialização, pela reestruturação produtiva e pelo neoliberalismo, é mais um momento de sono da razão na história da humanidade, em nome da fantasia do consumo, como se o mercado fosse a única possibilidade de plena realização da felicidade.

E. Behring. Acumulação capitalista, fundo público e política social. : Boschetti et al. (orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue o item..

O ponto positivo das atuais políticas sociais, como o programa Bolsa-Família, apesar do seu amplo retrocesso, é a responsabilização da família na ação da assistência e na inserção nos programas sociais.
A família tornou-se central nos programas sociais e, por consequência, no trabalho profissional do assistente social, a partir da década de 1990.
A concepção de família, presente nesses programas sociais, compreende a família como
A respeito da Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004 e a família, assinale a opção correta.