Filtrar


Questões por página:
Sobre os impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos pela atenção básica de assistência social, considere:
I- Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social. II- Identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais. III- Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência. IV- Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais.
São impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
Configuram-se as bases do Sistema Único de Assistência Social:
Sobre a Política Nacional de Assistência Social à família, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade. II. As novas feições da família estão intrínseca e dialeticamente condicionadas às transformações societárias contemporâneas, ou seja, às transformações econômicas e sociais, de hábitos e costumes e ao avanço da ciência e da tecnologia. III. Podemos considerar uma família um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e ou de solidariedade.
O modelo de família nuclear burguesa, composta basicamente pelo triângulo pai, mãe e filhos, com independência em relação à parentela, e por uma complexa combinação de autoridade e amor conjugal, ainda é hegemônico na contemporaneidade. Contudo, esse modelo vem perdendo muito de sua legitimidade, e convive com uma série de novos arranjos familiares, e novos padrões internos de estrutura familiar e concepções de família (Teixeira, 2008). O arranjo familiar caracterizado por “famílias formadas por pessoas que, por diversos motivos, acolhem novos membros, geralmente crianças, que podem ser multiculturais ou birraciais”, são denominadas:
Para Godinho (2004), o trabalho com a família, supõe pensar nas relações de gênero enquanto estruturante das relações sociais, em quatro dimensões. A que se refere à “definição das características diferenciadas dos gêneros, fixando expectativas sociais sobre masculino e feminino” é denominada: