Filtrar


Questões por página:
A gestão ambiental faz parte de um processo mais amplo de gestão do território. No Brasil, é possível identificar pelo menos três tipos de políticas ambientais. São elas:
O El Niño, denominado ENOS (El Niño – Oscilação Sul), é um fenômeno natural que ocorre em intervalos cíclicos de 3 a 5 anos na região tropical do oceano Pacífico e envolve processos de interação entre a atmosfera e a hidrosfera, afetando a atuação do clima e modificando a paisagem de diferentes lugares do planeta. Sobre as condições atmosférico-oceânicas em períodos de El Niño, julgue os itens como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS:
( ) Os ventos alíseos abrandam sua intensidade, diminuindo as chuvas na Austrália e Indonésia. ( ) Com o aquecimento das águas do Pacífico Central, a célula de circulação do ar se desloca para leste. ( ) A termoclina, zona de transição entre as águas quentes e as mais frias, torna-se menos rasa e, sem os ventos alíseos, diminui a ressurgência, fenômeno que afeta diretamente a atividade pesqueira.
A sequência CORRETA é:
Conforme projeções das Nações Unidas, estima-se que até meados deste século a camada de ozônio pode ser completamente recomposta. Desde a década de 1980 os satélites meteorológicos vêm fornecendo imagens que mostram a destruição da camada de ozônio, principalmente sobre a Antártida, o que gerou muita preocupação e despertou a comunidade internacional para buscar soluções. Considerando a projeção atual das Nações Unidas, as estratégias obtiveram êxito.
Entre as ações que contribuíram significativamente para a evidente solução desse problema ambiental, podemos destacar:
O estado de Minas Gerais e a Amazônia Legal têm em comum os impactos da atividade mineradora. No estado de Minas Gerais, por exemplo, dois desastres ocorreram em função do rompimento de barragens da mineradora Vale S.A, com a contaminação dos rios:
mostrar texto associado
A erosão pluvial é muito mais intensa nas áreas desprovidas de vegetação. A vegetação protege o solo dos impactos causados pelas gotas de chuva, assim como favorece a infiltração da água, diminuindo seu escoamento pela superfície do terreno. Outro fator importante é a declividade do terreno. Quanto mais íngreme (inclinado) for o terreno, maior será a velocidade do escoamento da água da chuva pela encosta, e mais intenso será o efeito da erosão.