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Diariamente, várias ameaças estão sempre presentes no contexto da empresa. Essas precisam ser claramente identificadas e diagnosticadas para um perfeito equacionamento da dinâmica de suprimento de materiais e serviços e as articulações com fornecedores e os demais atores envolvidos no processo. Como principais ameaças às organizações tem-se:


I. Ameaças naturais — em função de que as matérias primas em abundância na natureza não são inesgotáveis, assim como as modificações climáticas poderão produzir efeitos desastrosos para a economia de seus países e suas empresas.

Il. Ameaças políticas — devido as intervenções do estado na economia e no sistema jurídico dos paises que são normalmente criadas com a finalidade de obtenção de um benefício direto ou indireto.

IIl. Ameaças financeiras — em face da flutuação brusca de moedas fortes com probabilidade do surgimento de riscos financeiros com seus impactos no comércio internacional.

IV. Ameaças dos mercados — devido as altas de preços, oscilação no preço das comodities, políticas protecionistas de alguns paises e mesmo internacionalização dos mercados.

V. Ameaças tecnológicas e dos avanças industriais — as modificações profundas na estrutura da concorrência por meio da modernização e da atualização constante dos parquesindustriais.


Quais estão corretas?

O sistema de informação gerencial (SIG) fornece informações a gerentes nas áreas funcionais, a fim de apoiar tarefas administrativas de planejamento da organização e controle de operações. Uma das principais formas de extração de informações dos SIG é através de relatórios. Dentre eles, citam-se:


l. Relatórios eventuais — relatórios extraordinários.

lI. Relatórios detalhados — relatórios que mostram um nível de detalhamento maior do que o apresentado nosrelatórios periódicos.

IIl. Relatórios dos principais indicadores -— relatórios que resumem o desempenho das atividadesvitais da organização.

IV. Relatórios comparativos -— relatórios que comparam o desempenho de diferentes departamentos ou períodos de tempo.

V. Relatório de exceção — relatórios que incluem apenas informações que excedem certos padrões de patamar.


Quais estão corretas?

Os programas de Gestão da Qualidade Total (TQM) são voltados para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, a construção do comprometimento de todos os membros da organização e o melhoramento contínuo dos processos e produtos da organização. Entre os elementos importantes para a implantação de programas de TQM estão:

Julgue o item subsequente, referentes ao modelo de gestão baseado na qualidade total (GQT).


Situação hipotética: Para implantar um sistema de gestão da qualidade, uma organização pública desenvolveu um plano de treinamento para seus colaboradores, enfatizando a necessidade do trabalho com melhorias. Contudo, foi percebido que existiam problemas no processo de gerenciamento e que as melhorias ocorridas ao longo do tempo eram esquecidas pelos colaboradores. Assertiva: Com o intuito de padronizar o processo e garantir a obediência aos padrões por todos, a organização deve, após o estabelecimento de uma melhoria, girar o ciclo PDCA e, dessa forma, trabalhar como uma empresa serrote.

Julgue o item subsequente, referentes ao modelo de gestão baseado na qualidade total (GQT).


O gerenciamento de qualidade de uma organização pode ocorrer de duas formas: a primeira abrange o gerenciamento da rotina, que visa estabelecer padrões bem definidos do processo e apresenta resultados previsíveis, e a outra atua com o gerenciamento por melhorias, em que as demandas surgem do mercado ou cliente, sempre no sentido de melhorar o fator competitividade.