Filtrar


Questões por página:
Hoje, em pleno século XXI, o acesso universal à informação tem sido um grande rival para esse modelo professoral. As comunidades virtuais formadas ao redor de uma determinada temática têm gerado um estímulo muito maior ao aprendiz por meio de uma interação direta na construção do seu próprio conhecimento. Nesse novo modelo em que o aluno é partícipe do seu aprendizado, as aulas expositivas têm se tornado cada vez mais enfadonhas e desestimulantes. É, em grande parte, devido a esse contexto, que vários educadores e pensadores ligados à educação estão aderindo às metodologias ativas. Dentre algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas pelos professores estão: aula expositiva dialogada; visita técnica; grupo de debates; seminário; estudo dirigido; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL); filmes; storytelling; sala de aula invertida (flipped classroom); dentre outras. Considerando o exposto, bem como o estudo dirigido, assinale a afirmativa correta.
As metodologias ativas despontam em um contexto em que a metodologia utilizada pelo docente, além de dar gosto e motivação ao alunado, deve atribuir significado ao que se está estudando e para que se esteja estudando. Assim, acontecerá o envolvimento dos alunos com a aula e, junto a isso, o envolvimento que conduz ao sucesso escolar. O importante é aprender algo que faça sentido: descobrir, por trás das palavras que se constroem significados conhecidos e experimentar o domínio de uma nova habilidade, encontrar explicação para um problema relativo a um tema que se deseja compreender, garantindo que a atenção do aluno ou da aluna se concentre no domínio da tarefa e na satisfação que sua realização supõe. Todas estas considerações sustentam os pilares das metodologias ativas. Considerando tais pilares, assinale a correta a relação conceitual.

A pedagogia de projetos na Educação Infantil deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A pedagogia de projetos na Educação pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento no contexto da escola.

( ) A prática pedagógica assume uma postura reflexiva e investigativa, com vistas a integrar o projeto em uma abordagem interdisciplinar.

( ) O projeto parte de uma problemática e, portanto, quando se conhece a priori todos os passos para solucionar o problema, esse processo se constitui em um exercício e aplicação do que já se sabe.

( ) O projeto na Educação Infantil deve ser conceituado como um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema selecionado, resultando em uma apresentação de trabalho em sala de aula.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.

O desenvolvimento de cursos e materiais __________ de qualidade nos remete à necessidade de uma ____________ de projeto que vai além de “técnicas de apresentação”. A metodologia conhecida pelo nome de “Design Instrucional” reúne diretrizes para planejamento e desenvolvimento de cursos e materiais didáticos em diferentes mídias e contextos de aprendizagem. Escolha a alternativa que complete correta e respectivamente a lacuna: