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Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
(Concurso Milagres/2018) A Tecnologia Assistiva é um recurso que irá promover a ampliação de habilidades proporcionando a independência.
“Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. (RADABAUGH,1993)
Assinale a alternativa incorreta acerca da categoria que não se enquadra enquanto Tecnologia Assitiva:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
(Concurso Milagres/2018) A Sala de Recurso Multifuncional é um espaço onde podemos encontrar vários recursos que auxiliarão no desenvolvimento do aluno dependendo da sua especificidade. Nesse espaço podemos encontrar em sua composição alguns materiais específicos. Coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Materiais e Equipamentos específicos para deficiência visual como Regletes de mesa, Punções, Soroban, Guias de assinatura, Lupas, Máquinas de datilografia Braille, Lupa eletrônica, entre outros. ( ) Materiais didático-pedagógicos como sacolão criativo, jogos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, material dourado, bandinha rítmica, entre outros. ( ) Materiais direcionados para atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem, como jogos que auxiliam na alfabetização. Nesse espaço, o professor do atendimento irá direcionar a sua prática como um reforço escolar para alunos que apresentarem esse déficit de aprendizagem, auxiliando assim o processo de inclusão de todos. A sequência correta é:
( ) Materiais e Equipamentos específicos para deficiência visual como Regletes de mesa, Punções, Soroban, Guias de assinatura, Lupas, Máquinas de datilografia Braille, Lupa eletrônica, entre outros. ( ) Materiais didático-pedagógicos como sacolão criativo, jogos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, material dourado, bandinha rítmica, entre outros. ( ) Materiais direcionados para atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem, como jogos que auxiliam na alfabetização. Nesse espaço, o professor do atendimento irá direcionar a sua prática como um reforço escolar para alunos que apresentarem esse déficit de aprendizagem, auxiliando assim o processo de inclusão de todos. A sequência correta é:
Disciplina:
Pedagogia
“As mudanças tecnológicas das últimas décadas repercutiram de forma evidente na matemática, com o advento de novos recursos de armazenamento e comunicação de informações, de computação e de criação de realidades virtuais.”
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I.O emprego da calculadora, ou do computador, deve ser encarado como limitador do desenvolvimento das habilidades matemáticas para operar com números.
II.O uso da calculadora torna indispensável desenvolver no estudante a capacidade de efetuar cálculos mentais e estimativas.
III.As novas tecnologias de ensino e aprendizagem não atuam por si só e não podem sozinhas fazer com que os estudantes aprendam matemática.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I.O emprego da calculadora, ou do computador, deve ser encarado como limitador do desenvolvimento das habilidades matemáticas para operar com números.
II.O uso da calculadora torna indispensável desenvolver no estudante a capacidade de efetuar cálculos mentais e estimativas.
III.As novas tecnologias de ensino e aprendizagem não atuam por si só e não podem sozinhas fazer com que os estudantes aprendam matemática.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Disciplina:
Pedagogia
O uso de softwares de geometria dinâmica aumenta significativamente as possibilidades de melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula e, com isso, a aprendizagem dos estudantes. Estes softwares são caracterizados por ambientes virtuais interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Desse modo, tais dispositivos tecnológicos facilitam a compreensão de conceitos e propriedades envolvidos. Em função de seu importante papel no ensino da matemática nos últimos anos, foram surgindo numerosos softwares os quais estão disponíveis em ambientes virtuais. Esses softwares apresentam características comuns que permitem:
I. Construir figuras geométricas que podem ser alteradas, transladadas e rotacionadas e, com isso, possibilitar a verificação de propriedades que sem a sua utilização possuiriam um caráter estático e teórico, muitas vezes, inatingível.
II. Substituir a missão de facilitador da aprendizagem incumbida ao professor, pois, com a utilização de softwares, não haverá dificuldades em compreender os conceitos geométricos a serem compreendidos pelos alunos.
No que se refere ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de matemática, pode-se afirmar que:
I. Construir figuras geométricas que podem ser alteradas, transladadas e rotacionadas e, com isso, possibilitar a verificação de propriedades que sem a sua utilização possuiriam um caráter estático e teórico, muitas vezes, inatingível.
II. Substituir a missão de facilitador da aprendizagem incumbida ao professor, pois, com a utilização de softwares, não haverá dificuldades em compreender os conceitos geométricos a serem compreendidos pelos alunos.
No que se refere ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de matemática, pode-se afirmar que:
Disciplina:
Pedagogia
Os diálogos em educação física são atravessados hoje pelas intercorrências e informações constantes da internet e dos ambientes cibernéticos que colaboram para a construção e a produção das práticas corporais na atualidade. As linguagens tecnológicas pertencem ao universo juvenil deste século; sendo assim, pensar, produzir, refletir e vivenciar práticas corporais nas aulas de educação física também por meio dos universos digitais (tecnologia, computador, aplicativos, internet etc) é uma nova forma de ser e estar no mundo da cultura corporal de movimentos.
(FARIA,2020. Adaptado.)
O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:
1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.
2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.
São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente:
(FARIA,2020. Adaptado.)
O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:
1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.
2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.
São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente: