Disciplina:
Pedagogia
Os diálogos em educação física são atravessados hoje pelas intercorrências e informações constantes da internet e dos ambientes cibernéticos que colaboram para a construção e a produção das práticas corporais na atualidade. As linguagens tecnológicas pertencem ao universo juvenil deste século; sendo assim, pensar, produzir, refletir e vivenciar práticas corporais nas aulas de educação física também por meio dos universos digitais (tecnologia, computador, aplicativos, internet etc) é uma nova forma de ser e estar no mundo da cultura corporal de movimentos.
(FARIA,2020. Adaptado.)
O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:
1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.
2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.
São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente:
(FARIA,2020. Adaptado.)
O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:
1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.
2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.
São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente: