Filtrar


Questões por página:
Jonas está cursando Geografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como ele mora com a família em Lauro de Freitas - BA, todos os dias ele se desloca para Salvador -BA e, após terminar as suas atividades, retorna para a cidade na qual reside. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de migração realizada diariamente por Jonas, de forma correta.
“Dez imigrantes africanos morreram e dezenas se encontravam desaparecidos no naufrágio nesta quinta-feira de uma embarcação em que viajavam no litoral da Líbia, informou uma fonte da Guarda Costeira Líbia. A marinha líbia socorreu entre 80 e 90 pessoas e resgatou dez corpos, acrescentou a fonte, que afirmou ainda que havia cerca de 180 pessoas a bordo. A fonte disse que a embarcação virou a três milhas da localidade de Guarabuli, leste de Trípoli”. (AFP,2/10/2014)
Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens que se seguem sobre a questão da migração no mundo e marque a INCORRETA.
No mundo contemporâneo, inúmeras barreiras vêm sendo erguidas na luta contra a migração indesejada. Muros são erguidos especialmente contra os pobres, gerando o que poderíamos chamar de economia da segurança fronteiriça, que tem como um dos seus efeitos:
31.png (417×280)
McCARTHY, Niall. The status of COVID-19 border closures, Disponível em: https://www.statista.com/chart/21326/coronavirus-border-closures/Acesso em 24 dez.2022.
Com relação aos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a mobilidade populacional ao redor do mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pandemia do Covid-19 limitou a mobilidade populacional de forma mais intensa do que a de outros fluxos, como bens e mercadorias. ( ) A pandemia do Covid-19 criou barreiras aos movimentos populacionais, que antes ocorriam de forma livre. ( ) A pandemia do Covid-19 restringiu a mobilidade populacional nas fronteiras de forma indiferenciada ao redor do mundo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Setembro passou, com outubro e novembro Já tamo em dezembro. Meu Deus, que é de nós? Assim fala o pobre do seco Nordeste, Com medo da peste, Da fome feroz. [...] Sem chuva na terra descamba janeiro, Depois fevereiro, E o mesmo verão. Entonce o nortista, pensando consigo, Diz: isso é castigo! Não chove mais não! [...] Agora pensando ele segue outra tria, Chamando a famia Começa a dizer : Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo, Nós vamo a São Paulo Viver ou morrer. [...]
(Patativa do Assaré. Adaptado.)
A migração corresponde aos deslocamentos de pessoas e populações na superfície terrestre. A música escrita por Patativa do Assaré, e que fez muito sucesso na voz de Luiz Gonzaga, retrata, de forma poética e dramática, o tema da migração e as justificativas para levar uma pessoa ou grupo de pessoas a migrarem. Qual tipo de migração NÃO é comumente relacionada a eventos narrados na música?