Filtrar


Questões por página:
Segundo Bloom (apud SANT’ANNA,1995) o professor pode realizar avaliação de forma diagnóstica, formativa e somativa, conforme o fim a que se destina. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), no que se refere as modalidades de avaliação.
( ) Avaliação diagnóstica: situa o professor e aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem. É realizada sempre de forma inicial, não se prendendo somente ao início de um novo ano letivo. Aplica-se ao início de um período específico, de uma unidade ou de um novo assunto a ser trabalhado, cuja função é diagnosticar os conhecimentos que os alunos já possuem cobre o conteúdo. Traduz-se em uma sondagem sobre o desenvolvimento e a aprendizagem do conteúdo a ser trabalhado, possibilitando definir o caminho e os prérequisitos que ainda precisam ser construídos. Por meio da avaliação diagnóstica, o professor, pode averiguar as causas das dificuldades de aprendizagem apresentadas repetidamente pelo aluno.
( ) Avaliação formativa: Situa o professor e aluno durante um processo de ensino e aprendizagem. É realizada durante o processo, isto é, durante o trabalho do professor com os alunos. Informa os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades. Possibilita reformulações necessárias, a fim de assegurar o curso da aprendizagem do aluno. Indica se os objetivos propostos estão sendo alcançados pelos alunos.
( ) Avaliação somativa: Situa o professor e aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem. É realizada ao final de um estudo, de uma unidade, de um período de tempo determinado, que pode ser um bimestre, um semestre ou um ano letivo. Tomando como base os objetivos propostos, expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem. A avaliação somativa é a forma de avaliação mais realizada na escola, muitas vezes sendo utilizada com função classificatória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Relacione as modalidades de avaliação com as respectivas características.

1. Diagnóstica
2. Formativa
3. Somativa

( ) Estabelecer os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos.
( ) Detectar dificuldades especificas de aprendizagem para identificar possíveis causas.
( ) Fornecer dados para aperfeiçoar o ensino-aprendizagem no processo.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação às recomendações sugeridas para o processo de avaliação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A avaliação deve ser realizada de cima para baixo e, nela, os supervisores avaliam o desempenho dos subordinados.
( ) O processo de avaliação deve reconhecer as diferenças individuais.
( ) A avaliação deve descrever, com clareza, as habilidades, os conhecimentos e as características pessoais esperadas.

As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a opção que contém uma limitação atribuída à avaliação classificatória por parte dos que se dedicam a analisá-la de forma crítica.
A avaliação como uma das categorias da Didática possui várias funções no processo de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. Em uma escola de educação do ensino fundamental, durante uma reunião pedagógica, a docente expõe que em sua prática na aplicação de avaliação opta por uma que fornece subsídios aos alunos para que mostre o aprendizado obtido juntamente com suas capacidades cognitivas para solucionar problemas. Essa é a oportunidade de detectar a adequação do ensino ao aprendizado e repassar um feedback acertado ao estudante. O tipo de avaliação explicada pela professora é a: