Filtrar


Questões por página:
Analise as informações a seguir:

I. A avaliação está presente em todo o processo educacional, sendo realizável de diversas formas. A avaliação formativa verifica o que os estudantes aprenderam, bem como possui o compromisso de dar visibilidade à continuidade e não à terminalidade das aprendizagens, levando em consideração seu percurso ao longo dos anos escolares.
II. A avaliação somativa tem por objetivo acompanhar a aprendizagem dos estudantes ao longo do processo educativo, identificando se as aprendizagens estão ocorrendo de acordo com o esperado, bem como realizando ajustes nas atividades e abordagens escolhidas no planejamento inicial.

Marque a alternativa CORRETA:

Julgue o item que se segue.


A função somativa da avaliação, que classifica os alunos com base em seu desempenho final, é essencial para promover a equidade e a justiça no sistema educacional. Ao fornecer informações claras sobre o nível de aproveitamento dos alunos, essa função permite que a escola identifique e forneça apoio adicional aos estudantes que estão em desvantagem acadêmica, garantindo assim uma distribuição justa de recursos e oportunidades.

Julgue o item que se segue.


A avaliação escolar, ao ser utilizada como um espelho para autoavaliação, promove uma cultura de conformidade e passividade entre os alunos, em vez de incentivar a reflexão crítica e o engajamento ativo. Ao olhar para si mesmos através do espelho da avaliação, os alunos tendem a internalizar as expectativas da escola e dos professores, limitando assim sua autonomia e criatividade.

A avaliação escolar apresenta diversas funções pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, considere a seguinte afirmação: "A avaliação formativa busca acompanhar o desenvolvimento contínuo do estudante, enquanto a avaliação somativa é utilizada para sintetizar o aprendizado em momentos específicos." Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
mostrar texto associado

A avaliação quantitativa, apresentada como etapa final da sequência didática apresentada, é uma excelente escolha metodológica para o objetivo de introduzir o trabalho de produção textual nas séries iniciais do ensino fundamental, pois permite que o professor estime, meça, compare e qualifique o nível de aprendizado dos alunos com relação aos aspectos trabalhados nas etapas 3 e 4.